Brasília/DF - Uma boa notícia para quem gosta de andar de bicicletas na maior cidade do estado: o Ministério das Cidades autorizou a liberação de R$ 493 mil para a instalação de bicicletários junto aos terminais de integração do transporte coletivo em Joinville. A Prefeitura entrará com a contrapartida no valor de R$ 123 mil.
Os recursos chegam à cidade por emenda individual do deputado federal Mauro Mariani (PMDB), que já inicia o mandato com o pé direito junto ao Governo Federal. Ciclofaixas também fazem parte do projeto que foi desenhado pela equipe do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville (IPPUJ). Para Mariani, esse investimento dará mais segurança aos ciclistas que cruzam a cidade de um lado a outro para ir ao trabalho, estudar ou mesmo por lazer, motivando o uso de um meio de transporte que é marca registrada da cidade.
“Fico satisfeito em contribuir para motivar o uso da bicicleta com segurança, tanto para a mobilidade com as ciclofaixas, quanto com os locais para guardar as mesmas de forma organizada. Assim que estiverem prontos, os bicicletários podem ser muito úteis no dia a dia da população, já que o cidadão poderá ir de bicicleta ao terminal do seu bairro, se deslocar ao local que deseja, e ao voltar terá como se locomover até sua casa ou trabalho, e vice-versa”, explica o deputado, que já declarou que uma das prioridades do seu mandato é promover a melhoria da acessibilidade e mobilidade urbana, apresentando propostas no Congresso Nacional.
A execução do projeto está a cargo da Prefeitura de Joinville por meio do IPPUJ e Secretaria Municipal de Infraestrutura.