Palhoça - A Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab/SC) e o grupo empresarial Pedra Branca firmaram uma parceria pela revitalização urbanística da comunidade Frei Damião, em Palhoça. Considerada uma das maiores favelas de SC, a área abriga hoje cerca de 1,4 mil famílias.
“Esta parceria se enquadra nos novos objetivos da Companhia, que é a construção de bairros ecologicamente corretos para população de baixa renda nas maiores cidades do Estado. Por isso, a nossa equipe tem interesse em participar ativamente da mudança da qualidade de vida dessas sete mil pessoas que vivem na região”, destacou a diretora presidente da Cohab/SC, Maria Darci.
A proposta é transformar o terreno, de propriedade da Cohab/SC, em um bairro modelo de construção sustentável. Além dos levantamentos topográfico e socioeconômico já realizados pelo órgão estadual de habitação, uma empresa foi contratada para elaborar os projetos técnicos, urbanísticos e paisagísticos do futuro bairro. O documento deve ficar pronto em três meses.
Em reunião, nesta quarta-feira (2), Maria Darci Mota Beck, e o presidente do grupo Pedra Branca, Valério Gomes, discutiram um plano de ação para recuperação da comunidade. No encontro, Valério Gomes usou como exemplo o trabalho bem-sucedido em comunidades carentes de Medellín, na Colômbia. O arquiteto responsável pelo projeto naquele país, Gustavo Restrepo, esteve no mês passado em Santa Catarina para apresentar as ações desenvolvidas na revitalização da cidade colombiana.
Restrepo e um grupo de arquitetos locais visitaram a comunidade Frei Damião e entrevistaram algumas famílias que vivem ali. A partir das reivindicações da população, ele propôs a criação de bibliotecas, parques infantis, quadras de esportes e calçadas para pedestres.
Na próxima terça-feira (8), às 10h, a diretora presidente e uma equipe da Cohab/SC, formada por engenheiros, arquitetos e assistentes sociais, participarão de um novo encontro, na Pedra Branca, para discutir os próximos passos da projeto.