Evento na manhã desta terça-feira, no Congresso Nacional, marca o início da 54ª legislatura
Brasília/DF - “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”. Este foi o juramento de cada parlamentar para o início da 54ª legislatura do Congresso Nacional (de 2011 a 2015), realizado na manhã desta terça-feira – 01 de fevereiro. O reeleito deputado federal Mauro Mariani (PMDB/SC), com a maior votação da história de Santa Catarina, participou da cerimônia acompanhado de sua esposa Cynthia Camargo.
O atual presidente da Câmara, Marco Maia, abriu os trabalhos e convocou os deputados com maior número de mandatos para ajudarem no andamento da sessão de posse. Logo após, cada deputado, de Norte a Sul do Brasil, em ordem alfabética, foi convocado para o juramento. Na sua vez, Mauro Mariani, ao lado de seus colegas de estado e partido, Rogério Peninha Mendonça e Ronaldo Benedet, ergueu sua mão direita, como gesto de que assumia um compromisso com todos os brasileiros.
A Câmara terá 46% de renovação nesta legislatura – de um total de 513 deputados eleitos, sendo que destes, 12% estão estreando na política. Enquanto que Mauro Mariani está em seu segundo mandato como deputado federal e já definiu quais as prioridades para os próximos quatro anos: “garantir recursos às pessoas portadoras de necessidades especiais será minha bandeira, também lutarei para colocar na pauta da Câmara discussões importantes, como a reforma política, a reforma tributária, a regulamentação da Emenda 29, que aumenta os recursos para a saúde, além de assuntos ligados à infraestrutura, pela qual sempre batalhei”, por fim, afirma, “vou honrar o voto de cada pessoa, ser a voz dos catarinenses”.
Sessão de posse encerrada e juramento realizado, agora os novos deputados estão prontos para iniciarem os trabalhos de 2011.
Início dos trabalhos no Congresso
A próxima reunião entre os parlamentares está marcada para as 18 horas desta terça-feira, quando será eleito o presidente da Casa e os demais integrantes da Mesa Diretora. Segundo a Secretaria-Geral da Mesa, estima-se que a votação seja encerrada em três ou quatro horas, caso não haja segundo turno. Já os trabalhos da Câmara iniciam na quarta-feira – 02 de fevereiro, com sessão solene marcada para as 16 horas. Há a expectativa de que a presidente Dilma Rousseff participe da cerimônia. Durante a sessão de instalação, a Mesa será composta pelos presidentes do Congresso Nacional, da Câmara e do Supremo Tribunal Federal; pela presidente Dilma Rousseff ou por seu representante.