Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Metodologia ajuda empresas a definir cotas de aprendizes

Terça, 01 de fevereiro de 2011

Desenvolvida pelo SENAI FIESC, análise aponta número mais preciso de funções que exigem formação profissional

Florianópolis - Uma metodologia desenvolvida pelo SENAI em conjunto com a unidade de Relações do Trabalho da FIESC e executada pelo Sistema FIESC, por meio do SENAI, está ajudando médias e grandes empresas a definir o número de aprendizes que precisa ter para atender à legislação.

Embora inexista uma validação definitiva desta metodologia por parte dos órgãos fiscalizadores, a mesma pode ser utilizada quando reconhecida em conjunto com a Procuradoria do Trabalho, mediante a celebração de Termo de Ajustamento de Conduta específico.

O total de funções que exigem formação profissional é usado para calcular quantos aprendizes a empresa precisa ter para atender à lei nº 10.097/2000, que estipula cota de mínima de 5 % de acordo com o número de funções que demandem formação profissional. Desde o início do programa, mais de 30 grandes e médias empresas já foram atendidas.

O processo é realizado junto às empresas interessadas, que podem aderir à metodologia pelo Portal do Sistema FIESC (www.fiescnet.com.br, banner "Aprendizagem Cidadã"). As indústrias disponibilizam os dados das ocupações que possuem e o SENAI então lista quais são as funções e as avalia segundo quatro critérios (escolaridade, experiência, formação e autonomia da função). Entram no cálculo das cotas as funções que atendam a pelo menos três desses itens.

Também são consideradas as premissas das legislações vigentes e a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), como base para definição das funções que demandam formação profissional. Os dados são analisados e os resultados enviados para a empresa.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA