Florianópolis - O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SED), inicia na terça-feira (1º) a campanha de volta às aulas da rede pública estadual. Cerca de 750 mil alunos, de 1.350 unidades escolares, devem retornar aos estudos, na próxima segunda-feira (7). A campanha deste ano busca lembrar a data de retorno aos estudantes e suas famílias, utilizando uma linguagem próxima ao cotidiano dos jovens: as redes sociais.
Para o secretário da Educação, Marco Tebaldi, a ação é de utilidade pública e, por isso, é realizada todos os anos. Segundo Tebaldi, a principal meta da SED é que sejam garantidos o acesso e a permanência da criança ou adolescente na escola. De acordo com a diretora de Educação Básica, Gilda Mara, o Governo do Estado já assumiu seu compromisso com a Educação. “Passamos o mês de janeiro todo planejando e preparando os professores e as escolas para receber os alunos. Agora, a família precisa assumir seu papel nessa parceria”, disse Gilda.
A diretora afirma que, mesmo com a efetivação da matrícula, alguns estudantes podem desistir de retornar à unidade escolar. “A campanha faz um apelo a essas pessoas e também ajuda a incentivar aqueles pais que ainda não matricularam seus filhos a fazê-lo.” As matrículas ainda poderão ser feitas nas escolas que tenham vagas, mesmo depois do início do ano letivo. Caso a unidade escolar não tenha mais vagas disponíveis, ela deve encaminhar a família para outra escola.
De acordo com o secretário de Comunicação, Derly Anunciação, a campanha Redes Sociais aposta nos novos meios de comunicação como forma de atrair o público alvo. “O início do vídeo cria expectativa para quem o assiste, revelando, no final, o dia de retorno às aulas”, explica. A agência Quadra Comunicação, responsável pela criação da campanha, que será veiculada em rádios e TV, propõe uma mensagem descontraída e atraente.
Calendário- O calendário escolar prevê o cumprimento dos 200 dias letivos LDB (Lei nº 9.394 de 20/12/96), com o recesso de duas semanas em julho. Eventuais emendas de feriados serão obrigatoriamente repostos no sábado anterior, para que não se altere a previsão legal.