Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

PARKINSONIANOS DEVEM TER ASSOCIAÇÃO

Segunda, 31 de janeiro de 2011

Reunião está marcada para o fim do mês de fevereiro

São Bento - No próximo mês, no dia 26 de fevereiro, um sábado, às 9:30, acontece na Câmara de Vereadores de São Bento do Sul uma reunião com o objetivo de formalizar a criação de uma associação que envolva os portadores do Mal de Parkinson. À frente do projeto está Udo Hackbarth, que recentemente já esteve reunido com o prefeito Magno Bollmann, o qual garantiu apoio à criação da entidade. Conforme Udo, durante o encontro, além da formalização da associação, com eleição da diretoria e discussão e aprovação do estatuto, haverá palestras com médicos especialistas no assunto. "A reunião é aberta a portadores, familiares e demais interessados no assunto", afirma Udo. Além da comunidade são-bentense, a reunião é aberta aos demais municípios da região.

Durante a reunião com o prefeito, Magno já garantiu à associação um espaço para o desenvolvimento de atividades, inclusive com a cessão de profissionais para realizar as atividades com os portadores. "Vamos dar total apoio à entidade, que vem a prestar mais um atendimento à comunidade", destacou o prefeito. Informações complementares podem ser obtidas através dos telefones 0**47-9617-1976 e 9625-1571.

ENFERMIDADE
Segundo a Associação Brasil Parkinson (www. parkinson.org.br), a doença de Parkinson é uma enfermidade que foi descrita pela primeira vez em 1817, pelo médico inglês James Parkinson. "É uma doença neurológica, que afeta os movimentos da pessoa. Causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita.  Não é uma doença fatal, nem contagiosa, não afeta a memória ou a capacidade intelectual do parkinsoniano. É uma doença neurológica, que afeta os movimentos da pessoa. Causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, e alterações na fala e na escrita", informa a entidade, com vinte e cinco anos de atuação.

"Também não há evidências de que seja hereditária", continua a referida associação. "Apesar dos avanços científicos, ainda continua incurável, é progressiva (variável em cada paciente) e a sua causa ainda continua desconhecida até hoje. A Doença de Parkinson é devida à degeneração das células situadas numa região do cérebro chamada substância negra. Essas células produzem uma substância chamada dopamina, que conduz as correntes nervosas (neurotransmissores) ao corpo. A falta ou diminuição da dopamina afeta os movimentos do paciente, provocando os sintomas indicados".

 

Clique para ampliar
Doença foi descrita pela primeira vez em 1817, pelo médico inglês James Parkinson (Foto Divulgação)
 

TENDÊNCIA
A Associação Brasil Parkinson ainda informa: "A doença pode afetar qualquer pessoa, independentemente de sexo, raça, cor ou classe social. A doença de Parkinson tende a afetar pessoas mais idosas. A grande maioria das pessoas tem os primeiros sintomas geralmente a partir dos 50 anos de idade. Mas pode também acontecer nas idades mais jovens, embora os casos sejam mais raros. Um por cento das pessoas com mais de 65 anos tem a doença de Parkinson".

"O diagnóstico da Doença de Parkinson é feito por exclusão. Às vezes os médicos recomendam exames como eletroencefalograma, tomografia computadorizada, ressonância magnética, análise do líquido espinhal, etc, para se ter a certeza de que o paciente não possui nenhuma outra doença no cérebro. O diagnóstico da doença faz-se baseada na história clínica do doente e no exame neurológico. Não há nenhum teste específico para fazer o diagnóstico da doença de Parkinson, nem para a sua prevenção".



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA