Primeira sessão acontecerá na terça-feira
São Bento - Começam na próxima semana os trabalhos dos vereadores são-bentenses. As sessões terão início na terça-feira, 1º de fevereiro, a partir das 19:00, quando a nova presidente da casa, vereadora Nilva Larsen Holz (PP), inicia seus trabalhos frente à Câmara. Ela é a segunda mulher a se eleger presidente da Casa em toda a história do Legislativo são-bentense. Antes dela, a ex-vereadora Clélia Maria Bork Roesler havia presidido os trabalhos do Legislativo entre os anos de 2003 e 2004.
Nilva já irá assumir a presidência com uma polêmica envolvendo o Legislativo, pois o presidente do PDT, Valmir Forteski, está propondo o aumento no número de cadeiras, passando dos atuais 10 para 15 vereadores. Porém, a presidente já afirmou ser contrária ao aumento no número de vagas, pelo custo que isso representaria para o Município. Para a vereadora, o importante não é a quantidade de vereadores, "mas sim a qualidade dos representantes". Os demais vereadores também se mostraram contrários ao aumento no número de vagas.
Nilva afirmou, nesta semana, que já retomou os trabalhos legislativos no dia 10 último, "tentando fazer alguns acertos internos". Para o dia de ontem, quinta-feira, estava agendada uma reunião com os funcionários da Câmara. A presidente afirma que a "expectativa é muito grande" quando à função que exercerá em 2011 e 2012 à frente do parlamento. "Eu gosto muito de desafios", frisou.
CORDIALIDADE E DISCUSSÕES
Indagada sobre o fato de a Câmara ter uma mulher na presidência, Nilva lembrou que todos os vereadores "se tratam com cordialidade", havendo, por vezes, algumas discussões mais acaloradas. "Acho que a nossa Casa é bem tranquila", define. "Tem coisas que não se diz na frente de uma mulher - e eles sabem disso", comentou, referindo-se aos oito vereadores da atual legislatura. Além de Nilva, a Câmara de Vereadores de São Bento do Sul conta com mais uma parlamentar em seus quadros: Adriane Ruzanowsky, do PMDB.