Barra do Sul - Dois irmãos gêmeos de 13 anos se afogaram neste sábado, em Barra do Sul. O acidente aconteceu ao meio-dia, quando Elizandro e Elissandro Soares Bernes mergulhavam na Lagoa de Barra do Sul com a mãe, Elizete Soares, o irmão Mikael, de 10 anos e o padrasto.
Eles tomavam banho perto do trapiche quando foram puxados pela correnteza. Os outros banhistas ouviram os gritos de socorro da família e correram para resgatá-los.
— Um dos banhistas pegou uma boia, outro foi buscar o caiaque em casa. Todo mundo tentou ajudar enquanto os bombeiros não chegavam —, conta Bruno Ramalho, 15 anos.
Ele mora em Barra do Sul e está acostumado a tomar banho na Lagoa, mas sabe que na área onde a família estava mergulhando, perto dos barcos, é muito perigoso. Bruno ainda tentou ajudar, mas não chegou a ver um dos gêmeos.
— Um dos meninos já tinha desaparecido quando chegamos. O outro ainda segurou no meu pé, mas não conseguiu aguentar e se soltou. Antes que eu pudesse pegá-lo, a maré o levou —, conta Bruno.
Elissandro foi o primeiro a ser encontrado, cerca de duas horas depois. O corpo dele foi encontrado a cerca de 50 metros da costa e 100 metros de onde estava mergulhando com a família.
Já Elizandro foi encontrado por volta das 17 horas, perto do local onde havia se afogado. Pescadores e moradores ajudaram os bombeiros voluntários e militares nas buscas.