Florianópolis - O secretário da Administração, Milton Martini, informou, nesta quinta-feira (27), sobre a prorrogação do contrato entre Estado e Unimed, o qual viabiliza o plano de saúde dos servidores de Santa Catarina, o SC-Saúde. O documento em questão encerraria na próxima segunda-feira (31). Com o acordo, ele terá validade por mais seis meses. “Os servidores e seus dependentes devem ficar tranquilos, pois no dia 1° de fevereiro o atendimento continua normalmente”, afirmou o secretário.
As negociações entre a cooperativa e o Governo ocorreram durante todo o mês de janeiro, uma vez que em outubro a Unimed anunciou que não teria interesse na continuidade do contrato sem um reequilíbrio de valores. Na quarta-feira (26), a Secretaria de Estado da Administração (SEA) enviou uma notificação extrajudicial à empresa pedindo para que esta se manifestasse no prazo de 24 horas. Segundo Martini, em uma decisão “madura e responsável”, a Unimed optou pela prorrogação.
Durante esse período de seis meses, a SEA dará continuidade à licitação para implantar o novo modelo de autogestão, que está em análise e deve ser anunciado por meados de julho.
O SC-Saúde, plano firmado em 2006, atende à 180 mil servidores cadastrados. O valor pago por vida é de R$ 90,85. A Unimed recebe do Estado cerca de R$ 20 milhões/mês. A média de atendimento em consultório gira em torno de 613 mil/ano e a média de internações é de 19 mil.