Mais de 170 mil reais são investidos em infraestrutura física de escolas municipais de União da Vitória
27/01/2011
04:37:35
União da Vitória - Duas escolas da rede municipal de ensino de União da Vitória receberão melhorias em sua estrutura física nos próximos dias. A Escola Municipal Guia Lopes, localizada no Jardim Roseira terá uma área ampliada e outra reformada. A ampliação é de uma área de 71,71 metros quadrados, onde será construída uma cozinha e um refeitório. Já a reforma será realizada em uma área de 40,39 metros quadrados. As melhorias serão feitas na biblioteca, sala dos professores e banheiros.
Na Escola Municipal Professora Dille Testi Capriglione, localizada no bairro João Paulo II serão construídas duas salas de aulas, com 49,30 metros quadrados cada e uma cobertura de acesso e circulação, num total de 48,60 metros quadrados.
O valor destas obras é de R$ 172.003,27, sendo 100 mil reais liberados por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal, Ângelo Vanhoni (PT) e o restante são recursos próprios da Prefeitura de União da Vitória.
Esses investimentos realizados na área de Educação seguem a determinação do prefeito Carlos Alberto Jung (Juco), em proporcionar melhor estrutura física nas escolas da rede municipal de ensino e também na valorização do quadro próprio do magistério.
Aulas da rede municipal de ensino de União da Vitória têm início dia 2 de fevereiro
De acordo com a secretária municipal de Educação de União da Vitória, Marli Brugnago, as aulas da rede municipal de ensino têm início no dia 2 de fevereiro.
A secretária comenta que durante o recesso é realizada a dedetização e a limpeza das caixas d’água nas instituições de ensino.
Em relação as matriculas para as vagas remanescentes, ela diz que tiveram início no dia 24 de janeiro, quando todas as escolas retornaram as atividades.
Quanto ao número de alunos, Marli diz que este ano não terá um aumento significativo, deve continuar em torno de 6 mil. Já para 2012, ela acredita que deve ter um aumento de cerca de 1.200 alunos. Esse aumento segundo ela, se deve porque entram os alunos do primeiro ano e permanecem os alunos que farão o quinto ano.
Ampliação do ensino fundamental para 9 anos
A aprovação da lei 11.274, em fevereiro de 2006, muda a duração do ensino fundamental de oito para nove anos, transformando o último ano da educação infantil no primeiro ano do ensino fundamental.
Desse modo, o aluno deve ser matriculado na primeira série, agora chamada de “primeiro ano” com seis, e não com 7 anos de idade. Outra lei, 11.114, de 2005, que alterava a LDB (Lei nº 9.394, de 96), já aceitava a matrícula de alunos com seis anos de idade no ensino fundamental.
No Ensino Fundamental de nove anos, o objetivo é assegurar a todas as crianças um tempo maior de convívio escolar, maiores oportunidades de aprender e, com isso, uma aprendizagem com mais qualidade.