São Bento - A indústria de transformação foi o setor que mais gerou emprego em São Bento do Sul no ano passado, registrando 781 postos de trabalho, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O segundo colocado foi o comércio, com 307 vagas e em seguida a construção civil, com 110 postos de trabalho. A área de serviços registrou um dado negativo, com redução de 169 vagas. Em 2010, o município contabilizou a geração de 1.075 postos de trabalho.
Com o intuito de investir na qualificação de mão de obra, a Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs) priorizou o ano de 2011 em capacitações. O trabalho está sendo intenso para trazer novos cursos e áreas a serem trabalhadas. Em 2010, foi feito um trabalho com o Departamento de Atendimento ao Empresário para avaliar quais as necessidades dos associados. Foi com base no trabalho de pesquisa que novos cursos foram incorporados no calendário. Entre os pedidos, a área de Desenvolvimento, Liderança, Gestão da Qualidade e Comunicação foram os mais solicitados.
No site da entidade já estão disponíveis alguns cursos para este ano, além das Missões Empresariais (São Paulo/SP, Bento Gonçalves/RS e Arapongas/PR), palestras e ensino de pós-graduação. A Acisbs também criou um banco de currículo no site para trabalhar juntamente com seus associados e demais interessados.