Florianópolis - Raimundo Colombo conferiu pessoalmente, neste sábado (22), os estragos causados pela chuva no Estado. O governador esteve em Jaraguá do Sul, na região Norte, uma das cidades mais atingidas pelas enxurradas que castigam Santa Catarina desde o início da semana. Durante a passagem, Colombo garantiu que o Estado vai atuar com agilidade na ajuda aos municípios atingidos.
Nas comunidades de Ribeirão Cavalo e Santa Luzia, entre as mais atingidas de Jaraguá do Sul, o governador conversou com moradores. Na primeira localidade, a água chegou a 2 metros de altura, levando até 12 horas para baixar. Em Santa Luzia, algumas casas ainda continuavam atingidas pela água, mas o estrago já podia ser notado em pontes destruídas e árvores arrancadas devido à força das chuvas. “É uma situação muito triste não só aqui em Jaraguá do Sul, mas em todos os municípios atingidos. Vamos atuar em parceria com os municípios para recuperar as cidades e a população”, declarou o governador.
Até às 21h30 de sábado, a Defesa Civil Estadual contabilizava mais de 660 mil atingidos, em 49 municípios. Vinte e oito cidades já haviam decretado Estado de Emergência e o número de mortos chegava a cinco. “O Estado já investiu mais de R$ 1 milhão em ajuda financeira, materiais, equipamentos e pessoal para auxiliar os catarinenses atingidos”, afirma o governador.
Durante a passagem por Jaraguá do Sul, Raimundo Colombo foi acompanhado pela prefeita Cecília Konnel, pelo presidente da Celesc, Antônio Gavazzoni, e pelo titular da Secretaria de Defesa Civil, que será criada no próximo mês, Geraldo Althoff.
Na base – Antes de se dirigir ao Norte do Estado, o governador conheceu o trabalho da Defesa Civil Estadual, na sede do órgão em Florianópolis. No local, Colombo pode acompanhar os números das catástrofes, ver como são compilados os dados e como é prestado o auxílio à população. “Além do contato pelos telefones, disponibilizamos pelos meios de comunicação, informações sobre como se prevenir e também os dados atualizados das cidades atingidas”, explicou o diretor do órgão, major Márcio Alves.