Rio Negrinho - No dia 20, quinta-feira, horticultores de Rio Negrinho participaram do “Encontro dos Horticultores” em Itaiópolis. Participaram também do evento, a chefe de extenção rural, Núbia Lafaiette, o técnico agrícola, Ronei Lovembergue, o engenheiro Agrônomo, Deoclécio Pacheco, e o presidente do Sindicato Rural, Vilson Samuel Pscheidt.
O encontro reuniu cerca de cem horticultores de várias cidades, como Rio Negrinho, São Bento do Sul, Campo Alegre, Mafra e Itaiopólis. Destes, 30 eram de Rio Negrinho.
O projeto é uma parceria da Secretaria da Agricultura e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Na ocasião foi discutido sobre o projeto desenvolvido na região, “Segurança Alimentar”, da Unidade Demonstrativa da Produção Familiar (UDPF), ASTRAMATE e do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).
Visando a produção agroecológica e sustentável de alimentos nas propriedades familiares rurais, o projeto faz com que os pequenos produtores obtenham maior parte da alimentação na própria propriedade. Isso garante segurança alimentar para as famílias, redução de custo de vida e aumento da renda familiar.
Nas etapas do projeto é feita a distribuição de mudas frutíferas e sementes crioulas para produção de mudas de hortaliças. Além disso, o projeto visa resgatar a tradição de ter na propriedade a horta e o pomar, manter e multiplicar as sementes, diversificar a produção na propriedade e fazer com que os produtores tenham novas alternativas de renda.
Após o encontro e a palestra, os horticultores visitaram algumas propriedades do município. Nelas, os proprietários fizeram hortas com diversas variedades de hortaliças. Eles também visitaram um pomar com aproximadamente 30 variedades de árvores frutíferas e 150 enxertos.
Segundo Núbia, o encontro foi importante para os agricultores verem de perto a importância do agroecológico que vem crescendo e agregando valores aos produtos. “Esclareceram dúvidas e trocaram informações”, afirmou.
A próxima etapa do projeto é desenvolver hortas e pomares para agricultores rionegrinhenses, com apoio do Sindicado dos Trabalhadores Rurais , ASTRAMATE/MDA.