São Bento - Com prazo previsto para entrar em funcionamento no final do mês de fevereiro, está sendo instalada pelo Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) de São Bento do Sul a primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) compacta do município. O local escolhido para a instalação é o conjunto habitacional Wilfredo Weihermann, no bairro Lençol.
A ETE Compacta foi adquirida através do pregão nº 34/2010, com um custo de R$ 85.000,00. O equipamento será utilizado para tratamento biológico de esgotos sanitários utilizando tecnologia de tratamento por lodos ativados, com capacidade para tratar o esgoto gerado por uma população de aproximadamente 500 habitantes com uma vazão mínima diária de 38m³/dia.
A estação compacta reúne os processos anaeróbios e aeróbios de tratamento em módulo único, ocupando uma área reduzida e garantindo o tratamento do esgoto da região, já que apresenta um custo muito menor de instalação do que a possível condução do esgoto para a Estação de Tratamento mais próxima que está localizada no bairro Cruzeiro.
Segundo o Diretor Técnico do Samae, Luis Sérgio Ferreira, esta será a primeira de três ETEs compactas planejadas para serem instaladas no município ainda esse ano. Também estão previstas Estações para atender ao Parque Sueli e o Loteamento Alpestre, todos localizados na mesma região.