Florianópolis - Nesta terça-feira (18) começou a etapa 2011 da capacitação operacional do “Aplicativo da Versão 7.0 do Sistema do Cadastro Único (Cadunico) - Bolsa Família”, que acontece no Hotel Mercure, em Florianópolis, por meio de uma parceria entre a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Caixa Econômica Federal (CEF) e Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. “Com a capacitação os gestores passam a conhecer melhor a realidade das famílias atendidas, dos moradores de rua, pessoas sem registro civil de nascimento, de famílias em que há crianças submetidas ao trabalho infantil, entre outros”, explicou o secretário Serafim Venzon.
Também estiveram presentes no primeiro dia de capacitação do Cadunico a diretora de Assistência Social, Dalila Maria Pedrini, o diretor de Habitação, Rubens de Almeida e o gerente de Tecnologia da Informação, Mário Jorge de Bulhões. O treinamento será feito com a orientação de instrutores da Caixa Econômica Federal e segue até fevereiro.
A nova versão do Cadastro Único tem algumas vantagens em relação a anterior. No novo modelo a transferência de famílias de um município para outro, que preocupava tanto gestores quanto beneficiários, foi facilitada. A manutenção do histórico familiar na base que pode ser consultada por gestores de qualquer cidade é outro ponto que tem contribuído para avaliação da situação dos beneficiários do Bolsa Família.
Mais ágil e inclusivo, o novo cadastro vai permitir qualificar melhor as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza; comunidades tradicionais, como indígenas e quilombolas; moradores de rua; pessoas sem registro civil de nascimento; famílias em que há crianças submetidas ao trabalho infantil; características dos domicílios; entre outros detalhes. O Cadastro Único (Cadúnico) é um dos instrumentos de trabalho que viabiliza os Programas Sociais do Governo.