Brasília/DF - A senadora Marina Silva (PV-AC) requereu ao presidente do Senado, José Sarney, a convocação da Comissão Representativa do Congresso Nacional para analisar a situação dos estados atingidos pelas chuvas intensas no começo deste ano - Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. A calamidade já matou mais de 500 pessoas e deixou milhares desabrigados ou desalojados e vários prefeitos decretaram estado de emergência.
Para a senadora, é importante que o Congresso Nacional preste sua contribuição às pessoas atingidas pelos desastres ambientais e apresente propostas que evitem catástrofes ou reduzam suas ocorrências. "As tragédias das chuvas se repetem em razão da naturalização do descaso. É inaceitável.", disse a senadora em mensagem no Twitter.
Em seu requerimento, Marina pede que o assunto seja discutido com as autoridades federais, estaduais e municipais envolvidas e com especialistas para que se adotem medidas legislativas emergenciais para socorrer a população atingida, bem como recuperar as áreas destruídas. Em nota, Sarney informou que convocará a Comissão Representativa, que deve se reunir na próxima quinta-feira (20) e discutir medidas para ajudar os estados atingidos a enfrentar a destruição provocada pelas chuvas.