Florianópolis - Após ser decretado estado de calamidade pública na região Serrana do Rio de Janeiro, o governador Raimundo Colombo entrou em contato com o governador Sérgio Cabral, para disponibilizar suporte operacional. O contato entre os governadores dos estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro ocorreu na noite de quarta-feira (12).
Colombo colocou à disposição de Cabral bombeiros militares, viaturas para transporte e operações especializadas e cinco cães de busca que atuarão nas áreas afetadas pelas chuvas. Técnicos do Departamento de Infraestrutura (Deinfra) e da Defesa Civil de Santa Catarina também estão à disposição do governo carioca. O Governo do Estado aguarda somente a confirmação de apoio do governador Sérgio Cabral, para que aconteça o envio da força de missão humanitária.
De acordo com o subcomandante-geral do CBMSC, coronel BM Marcos de Oliveira, desde ontem um grupo de bombeiros especializados – de vários batalhões de SC – estão em sobreaviso, aguardando a possibilidade de deslocamento para o estado do Rio de Janeiro na expectativa de ajudar no resgate das vítimas.