São Bento - O Prefeito de São Bento do Sul Magno Bollmann, juntamente com o Diretor Presidente o SAMAE – Geraldo Weihermann, realizaram a assinatura do Contrato nº 63/2010 com a empresa E. A. Gabriel Serviços de Manutenções e Montagens Industriais M.E., para a fabricação e montagem de um reservatório em aço vitrificado, com capacidade de armazenamento de 1.400m³ de água, a ser instalado no Bairro 25 de Julho, para atender a demanda do próprio bairro, além de parte da demanda de consumo dos bairros Centro, Schramm e Rio Negro. O valor do contrato é de R$ 900.000,00 (novecentos mil reais).
O reservatório será construído pela empresa Aquastore, localizada na cidade de Chicago, nos Estados Unidos e será montado pela empresa contratada. O material utilizado na construção será o aço vitrificado, nova tecnologia que vem sendo aplicada na construção de reservatórios, diminuindo a ocorrência de vazamentos, bem como reduzindo as despesas com manutenção. Cidades como Curitiba, Joinville e Joaçaba já possuem reservatórios implantados com essa tecnologia.
Com a obra prevista para ser executada em 150 dias, o novo reservatório trará um aumento de 16% na capacidade de reserva de água potável do SAMAE, que hoje é de 8.000m³. Ao entrar em operação, esse será o segundo maior reservatório da cidade, menor apenas que o localizado na rua João Pauli, que tem capacidade de 3.000m³.
O novo reservatório substituirá o atual que atende a região e que armazena apenas 120m³ de água. O reservatório garantirá uma maior estabilidade no sistema de distribuição, impedindo que aconteçam interrupções de fornecimento de água devido a paradas no sistema de bombeamento por falta de energia ou manutenções. Assim, o SAMAE poderá deixar de utilizar o bombeamento em horários considerados de ponta em consumo de energia, com uma redução futura estimada em 28% nos valores gastos no local.
O SAMAE vem trabalhando preventivamente para garantir o abastecimento ininterrupto em todos os bairros da cidade, assim, a construção de mais esse reservatório no bairro 25 de julho, visa garantir o abastecimento na região.