São Bento - O Prefeito Magno Bollmann esteve reunido nesta quarta feira, 12, com o Secretário de Agricultura Edimar Geraldo Salomon e representantes da Cooperdotchi, cooperativa vencedora da licitação para fornecimento de merenda escolar. Na ocasião foi debatido sobre a instalação de uma câmara fria em São Bento do Sul.
A Cooperdotchi, irá ceder ao município como forma de comodato uma câmara de aproximadamente 40m2 para que os agricultores possam estocar sua produção. Já existe levantamento para instalar mais uma na cidade logo após instalação desta primeira.
Inicialmente está sendo feito um estudo para instalação da câmara nas dependências da antiga Móveis Leopoldo, restando apenas as questões legais para isto. O local foi escolhido devido a ser um ponto de fácil acesso. A câmara fria já está disponível, e a cooperativa irá se encarregar da instalação. A previsão é de que já em fevereiro entre em funcionamento.
O prefeito de São Bento do Sul Magno Bollmann se mostrou bastante satisfeito com esta parceria “Esta sem dúvidas é uma grande conquista não só para a administração pública, mas principalmente para o pequeno produtor, que será o maior beneficiado”, disse o prefeito.
Já o secretário de agricultura reforçou que agora o produtor poderá evitar perdas da sua colheita, “Se o agricultor por ventura produziu mais do que vendeu ele não irá perder a produção, esta sobra poderá ser armazenada na câmara fria sem problema algum” finaliza Edi.
Outro ponto debatido durante a reunião foi a construção de 10 estufas para beneficiar agricultores da cidade. O objetivo é que com estes incentivos aumente a produção rural de São Bento do Sul. Hoje 30% da merenda escolar vem da agricultura familiar. E a meta é rapidamente chegar aos 40%.