O Vaticano deverá anunciar nos próximos dias, provavelmente na quarta-feira, o nome do novo arcebispo de Salvador (BA) e primaz do Brasil, em substituição ao cardeal Geraldo Majella Agnelo, de 77 anos, que apresentou ao papa sua renúncia por limite de idade (75 anos).
arcebispo de Maringá (PR) D. Anuar Battisti, de 57 anos
O nome mais cotado para o posto é o do arcebispo de Maringá (PR) d. Anuar Battisti, de 57 anos, muito ligado ao cardeal. O título honorífico de primaz cabe ao arcebispo de Salvador, pelo fato de a cidade ter sido a primeira diocese criada no país. Fala-se ainda em d. Murilo Krieger, de 67 anos, de Florianópolis.
Outra mudança esperada para breve é a indicação do arcebispo de Brasília, após a nomeação de d. João Braz de Aviz, de 63 anos, para prefeito da Congregação dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, na Cúria Romana.
As apostas se concentram em d. Raymundo Damasceno Assis, de 73 anos, cardeal-arcebispo de Aparecida (SP), d. Dimas Lara Barbosa de 54, auxiliar do Rio e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e d. Geraldo Lyrio Rocha, de 68 anos, presidente da CNBB e arcebispo de Mariana (MG).
O Estado de S. Paulo