Três mil trabalhadores da Fundição Tupy estão em greve desde a madrugada desta segunda-feira, em Joinville, e estão parados em frente à sede da empresa, no bairro Boa Vista.
De acordo com o sindicato que representa a categoria, a manifestação briga por um reajuste salarial de 10,5%, enquanto a empresa oferece 6%. Os trabalhadores pedem também por melhores condições de trabalho e a revisão de valores do Prêmio de Participação nos Resultados.
Uma assembleia do sindicato está marcada para às 13h30 e a expectativa é que o movimento cresça perto das 14 horas, na próxima troca de turno da fábrica. A Polícia Militar conta com 15 policiais monitorando a paralisação. À tarde, haverá reforço com mais equipes.
Diante da greve, representantes do sindicato patronal da categoria estão em reunidão para debater o tema. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Genivaldo Souza, foi chamado para o encontro.
Segundo a assessoria de imprensa da Tupy, a diretoria está em reunião neste momento e deve emitir um comunicado oficial ainda na manhã desta segunda-feira. A última greve ocorrida na Tupy foi em 1996.