Programa da Abipti reconhece sistemas de gestão. SENAI foi avaliado pelo sistema de gestão, mais especificamente no que diz respeito aos serviços de consultoria, laboratório e pesquisa aplicada.
A premiação é composta por duas etapas. Na primeira avaliação, são analisados os relatórios de gestão das instituições candidatas. Os selecionados recebem uma visita para análise in loco. No ciclo 2010, os avaliadores da Abipti visitaram 10 instituições, entre as quais a pontuação média foi de 191 pontos. A instituição que obteve a segunda posição alcançou 347 pontos e a terceira colocada, 278.
Entidade que congrega as instituições de pesquisa tecnológica no país, a Abipti realiza o programa com o objetivo de promover a melhoria do desempenho das organizações que representa, por meio do aprimoramento de suas práticas de gestão. No caso do SENAI foi avaliado o sistema de gestão, mais especificamente no que diz respeito aos serviços de consultoria, laboratório e pesquisa aplicada.
Em dezembro passado, o Laboratório de Desenvolvimento e Caracterização de Materiais do SENAI em Criciúma conquistou o Prêmio Banas de Excelência em Metrologia 2010, premiação concedida com base nos critérios da norma ISSO 17.025.