São Bento - A conscientização no trânsito e a melhor forma de trabalhar o tema com os alunos foram os pontos principais do encontro dos professores da rede municipal de ensino, terça-feira à noite (03), no auditório da secretaria de Educação. A capacitação faz parte do programa Se essa rua fosse minha, o qual integra o projeto Educação para o Trânsito.
Desde 2009, a secretaria de Educação desenvolve nas escolas o projeto Educação para o Trânsito, e, através dele, foi lançado nas unidades o programa Se essa rua fosse minha, onde diversas atividades são elaboradas, contando com a participação de alunos, pais e professores. “O trânsito é um tema que preocupa a todos, por isso sentimos a necessidade de contribuir com a formação dos estudantes, orientando-os, conscientizando-os e sensibilizando-os da importância do trânsito na vida das pessoas”, explica a secretária de Educação, Salete Spitzner.
Além de palestra, o encontro contou ainda com explicações sobre o material didático distribuído nas unidades escolares. “Serão distribuídos 38 kits, compostos por livros didáticos, dvd, manual de instruções, jogos, cartazes e bolsa de material reciclável, além de livros aos pais para acompanharem o programa”, conta Salete, completando: “A partir desta quarta-feira (4), os diretores das escolas de ensino fundamental - anos iniciais, podem retirar o material na secretaria de Educação”. O material foi elaborado pela Editora Fama, numa parceria com a secretaria de Educação e Escola Nacional de Seguros.
Dentro do programa Se essa rua fosse minha, umas das atividades que se destaca é o concurso de redação, o qual envolve alunos do 3º e 4º ano do ensino fundamental, de 24 unidades escolares. “São esses estudantes que, no 2º semestre, participarão do concurso de redação”, finaliza a secretária. Em 2011, o concurso teve 30 trabalhos inscritos.
O projeto Educação para o Trânsito tem como objetivo disponibilizar a educação para o trânsito de maneira abrangente, completa e inovadora, envolvendo diretores, coordenadores pedagógicos, especialistas em assuntos educacionais, professores, alunos, familiares e outras pessoas da comunidade, no levantamento de suas necessidades e na resolução de seus problemas. O projeto conta com o apoio do Departamento de Trânsito Urbano – Detru, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Autoescola Universal e Programa Se essa rua fosse minha.