Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

O que mudou em dois dias

Quarta, 04 de abril de 2012

Em 2 dias muita coisa mudou

Dia 02/04/12

São Bento do Sul precisa melhorar muito na educação

X

dia 04/04/2012

Educação são-bentense entre as 100 melhores do país

 

http://www.jornalevolucao.com.br/noticias/11632/1/sao-bento-do-sul-precisa-melhorar-muito-na-educacao

São Bento do Sul precisa melhorar muito na educação



Segunda, 02 de abril de 2012 12:26

No ensino médio, só São João Batista reprova mais gente do que São Bento do Sul entre as cidades catarinenses com mais de 20 mil habitantes. A média da cidade do Planalto Norte é de 17,5% de reprovação escolar, contra 22,3% do município do Vale do Rio Tijucas. Para tentar melhorar estes números, a Gerência Regional da Educação (Gered) da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Mafra, que atende o município, priorizou a capacitação de professores.

“O que a gente vem percebendo é que este aluno já chega do ensino fundamental com dificuldades de conhecimentos essenciais. Então é um trabalho que precisa começar lá embaixo também”, acredita a supervisora em educação básica da Gered, Marlize Beatriz Conte. “O próprio professor ainda sai da faculdade com uma metodologia antiga. Precisamos que ele esteja atendendo de acordo com os novos tempos, usando as ferramentas que temos hoje para prender mais a atenção do aluno”, emendou Marlize.

Algumas sugestões já estão sendo repassadas aos professores. Entre elas a de usar o celular dos alunos. “Existe uma lei que proíbe o uso de celular em sala de aula. Por que não sugerir então que eles gravem vídeos, façam fotos dentro das disciplinas que eles estão estudando?” Para a supervisora, é preciso também mais envolvimento da família, e ações precisam ser tomadas para que isso aconteça. “Quanto mais velho o aluno vai ficando, menos os pais se importam com o desempenho deles na escola”, comenta.

Marlize admite também que existe uma defasagem de professores especializados em inglês, física e química. “Às vezes, o aluno sabe mais de inglês do que o próprio professor. Essa falta de capacitação também afeta o desempenho dos alunos”, afirma.

 

http://www.saobentodosul.sc.gov.br/novo/noticia/10714

04/04/2012

Educação são-bentense entre as 100 melhores do país

São Bento do Sul é novamente destaque. Escolhida como uma das 100 melhores secretarias de Educação do país, a cidade recebe, em maio, o prêmio Palma de Ouro.

 
 

 A premiação será realizada em Florianópolis, durante o evento Educa Brasil – 10 anos – Encontro de Secretários Municipais de Educação.

 

A secretaria são-bentense foi selecionada após avaliação dos seguintes critérios: projetos de implantações pedagógicas e regimento escolar, obras municipais na área da educação, análise dos recursos 25% da verba pública, avaliação da gestão democrática do ensino público, análise da atuação na definição da política municipal de educação, avaliação do gerenciamento dos serviços educacionais, análise da participação da sociedade na gestão da educação do município e destaque do município na área da educação por meio de comunicação.

 

Para o prefeito Magno Bollmann, a premiação é resultado dos esforços em prol da melhora na educação. “Foram várias melhorias executadas, iniciando com a contratação de pessoal capacitado para trabalhar neste setor, que considero o mais importante dentro de uma administração. A equipe trabalhou firme na criação de atividades que foram trabalhadas tanto em sala de aula como nos contraturnos. Tenho certeza que este prêmio é fruto de muito empenho”, disse.

 

Magno citou ainda os projetos executados pela Educação, destacando o Econsciência, desenvolvido nas 48 unidades escolares. “Este projeto movimenta todos os alunos, e como já é destaque estadual, onde a EBM Dalmir Pedro Cubas conquistou o prêmio Epagri Escola Ecologia – Márcia Mortari 2011, nada mais justo do que apresentá-lo no evento de premiação”, conta.

 

Segundo a secretária de Educação, Salete Spitzner, diversos fatores contribuíram para a melhoria da educação, e, consequentemente, na conquista do prêmio. “A premiação é o reconhecimento a todos os profissionais do magistério e funcionários de apoio, pais e alunos pelo trabalho que realizam no dia a dia nas unidades escolares. Este prêmio vem evidenciar ainda mais o que já é realidade em nosso município, educação vista como prioridade, seriedade, organização, planejamento, competência e valorização”, enaltece.

 

Apresentação

 

A premiação à secretaria de Educação são-bentense ocorre nos dias 3 a 5 de maio, durante o Educa Brasil – 10 anos – Encontro de Secretários Municipais de Educação, em Florianópolis. Durante o evento será realizada a apresentação do projeto Econsciência, um dos destaques da secretaria.

 

Numa iniciativa da Prefeitura, por meio da secretaria de Educação, em parceria com a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), o projeto Econsciência, desenvolvido desde 2009, nas 48 unidades escolares da rede municipal, tem como objetivo geral a promoção de ações de sensibilização e de comprometimento da população escolar da rede municipal de ensino para a construção de atitudes, valores e conhecimentos que levem à solidariedade, à justiça social, à cidadania, assim como à preservação, recuperação e manejo ambiental e, consequentemente, à melhoria da qualidade de vida.

 

Palma de Ouro

 

O prêmio destaca municípios que priorizaram investimentos públicos para elevar o patamar da educação municipal. O Palma de Ouro considera itens como austeridade, inovação, transparência na aplicação de recursos, pluralismo de ideias, valorização dos profissionais, entre outros.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA