São Bento - Com a presença de representantes das escolas municipais, autoridades e convidados, ocorreu na terça-feira à tarde (03), no auditório da secretaria de Educação, o lançamento do Projeto Orientação Profissional. Atendendo a lei nº 2382 de 19/08/2009, o projeto auxilia aos estudantes do 9º ano do ensino fundamental na busca por suas habilidades e competências, facilitando a entrada do mesmo ao mercado de trabalho.
Segundo a secretária de Educação, Salete Spitzner, é importante incentivar o aluno para que faça diferença no lugar que estará empregado. “Precisamos que estes futuros profissionais saibam trabalhar com o coletivo, sabendo de suas competências, e o projeto Orientação Profissional vem ao encontro deste objetivo”, disse.
Para Salete, as parcerias foram essenciais na execução do projeto, realizado desde 2010. “Já estamos na terceira edição e tenho que agradecer aos parceiros que tivemos nestes anos. As avaliações dos anos anteriores, elaboradas, principalmente, pelos alunos, foram boas”, completou.
Durante o encontro foi apresentado o cronograma das unidades escolares participantes, assim como as atividades. No primeiro semestre participarão do projeto as escolas EBM Emílio Engel, EBM Dalmir Pedro Cubas, EBM Presidente Castelo Branco, EBM Professor Newton Mendes, EBM Prefeito Hernique Schwarz, EBM Cel. Osny Vasconcellos, EBM Professora Lúcia Tschoeke e EBM Sophia Schwedler. Para o 2º semestre serão atendidas as outras 9 escolas com frequência de estudantes do 9º ano do ensino fundamental. “Precisamos fazer em duas partes, pois temos outros projetos que já estão em execução, como, por exemplo, o Disciplina. Assim não fica muito puxado para os alunos e coordenadores”, explica a secretária.
Dinâmicas de grupo, palestras e visita em instituições de ensino profissionalizante e de graduação superior são algumas das atividades desenvolvidas em oito encontros consecutivos, com duração de 1 hora cada. “Ao final do projeto os alunos que frequentarem, pelo menos, 7 encontros, receberão um certificado. Ele é muito importante, pois quando o mesmo fizer uma entrevista de emprego poderá comprovar sua preocupação desde cedo”, finalizou Salete.
O projeto Orientação Profissional atende a lei nº 2382 de 19/08/2009 e tem como objetivo criar condições que favoreçam o amadurecimento do adolescente no que se refere às possibilidades de escolha profissional, trabalhando o autoconhecimento, informações sobre profissões e mercado de trabalho, provocando reflexões sobre as demandas existentes para atuação profissional.
As atividades são realizadas em contraturno escolar, com alunos que cursam o 9ºano do ensino fundamental, onde a secretaria conta com a parceria da Universidade do Contestado – Campus Mafra, que disponibiliza uma estagiária do curso de Psicologia para execução do projeto. O trabalho é acompanhado também pela Especialista em Assuntos Educacionais da escola atendida e pela secretaria de Educação. A adesão do aluno é voluntária.