Sâmia Frantz
Se 2010 foi o ano das folgas, 2011 será o do trabalho. Isso porque ele não vai ser tão generoso assim com os feriadões, daqueles que se costuma emendar três ou quatro dias de uma vez: serão apenas quatro contra os sete que o país teve no ano que passou.
Os feriadões de 2011
::: Carnaval — 8 de março (terça-feira)
::: Tiradentes (e Páscoa) — 24 de abril (quinta-feira)
::: Corpus Christi — 23 de junho (quinta-feira)
::: Proclamação da República — 15 de novembro (terça-feira)
Feriados "mortos" de 2011
::: Dia do Trabalho — 1º de maio (domingo)
::: Independência do Brasil — 7 de setembro (quarta-feira)
::: Nossa Senhora Aparecida — 12 de outubro (quarta-feira)
::: Finados — 2 de novembro (quarta-feira)
Para quem será vantajoso
Escolas e alunos
Os poucos feriadões vão favorecer o calendário escolar de 2011. Hoje, as escolas são obrigadas a cumprir o mínimo de 220 dias letivos ao longo do ano. Por isso, é preciso estar atento: com muitos feriados e feriadões, o ano começa com mais antecedência do que o normal.
Para 2011, o calendário já está em fase de fechamento e deve ser bem diferente do que foi no ano passado: as aulas devem começar na segunda semana de fevereiro — mais tarde do que em 2010 — e terminar entre os dias 15 e 20 de dezembro — mais cedo do que no ano que passou.
Então, se você é aluno, é só decidir o que prefere: começar as aulas mais cedo e terminar mais tarde, com direito a várias folgas durante o ano, ou começar mais tarde e terminar mais cedo, ralando direto entre um e outro.
Fonte: Coordenador de Regulação de Cursos e Escolas da Secretaria do Estado da Educação, Aristides Silva Lopes.
Comércio
O comércio espera ansioso pela chegada de 2011. E não teria como ser diferente para um setor que vê os feriadões como o verdadeiro vilão das boas vendas. Afinal, quanto mais normal e rotineira é a semana, com sua gente nativa circulando pela cidade, mais movimentadas ficam as lojas, os bazares e os demais estabelecimentos comerciais.
E nem mesmo o turismo — que é o grande aliado da Capital catarinense — consegue reverter esta regrinha matemática. Isso porque os turistas que invadem a Ilha em dias de feriadão vêm para cá com um objetivo bem claro e definido: curtir as praias. Por isso, a grande geração de lucro e renda para os comerciantes é — e sempre será — o povo que escolheu a Capital para viver, com seu corre-corre típico de cada dia.
Fonte: Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis, Osmar Silveira.
Para quem será desvantagem
Bares, hotéis e restaurantes
::: O ano de 2011 e seus poucos feriados já causa calafrios aos que dependem de qualquer tipo de atividade ligada ao turismo para viver. O calendário de folgas reduzidas ajuda a espantar a clientela que mais garante dinheiro aos funcionários e proprietários de hotéis, bares e restaurantes da Capital.
::: Para eles, quarta-feira é a pior data que existe para um feriado, pior ainda do que em um sábado ou domingo: por estar bem no meio da semana, mata qualquer feriadão possível de ser emendado. O percentual de pessoas que conseguem fazer isso é de apenas 5%.
E como reverter a situação quando as datas não ajudam a uma estadia prolongada na cidade?
::: Não há como. Nada mais compensa, nem mesmo a quantidade limitada de feriados.
Fonte: Presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Florianópolis, Tarcísio Schmit.
HORA DE SANTA CATARINA