Aconteceu no último dia do ano, em São Paulo, um dos eventos mais importantes do calendário nacional, a Corrida de São Silvestre. O ápice do evento aconteceu na Avenida Paulista, com a largada em frente ao MASP e a chegada em frente à Fundação Cásper Líbero. A prova atrai atletas amadores e profissionais do Brasil e do exterior. Com exceção dos atletas de elite, a maioria tem por objetivo finalizar a prova, sem a obrigatoriedade de fazer o melhor tempo, o que faz da competição uma grande confraternização.
E mais uma vez a equipe Atricor de corrida de rua esteve presente em mais um grande evento. No dia 30 de dezembro embarcam oito atletas, sendo seis de São Bento do Sul e dois de Piên/Paraná, para participar desta grande festa. A maioria da equipe foi composta por corredores estreantes na corrida de São Silvestre, realizando o sonho de correr em uma grande competição. “Largar entre os mais de 25 mil corredores já é uma vitória, completar a prova foi um sonho realizado”, diz Augusto Niepiçui, que participou pela primeira vez do evento.
Os atletas de São Bento estavam muito bem preparados para enfrentar os 15km da prova, pois a topografia da cidade ajudou nos treinos para este tipo de prova e principalmente no ápice da corrida que foi a subida da Brigadeiro sendo o grande diferencial da prova. Corredores experientes concordam que é uma subida difícil, pois acontece no final da prova (nos quilômetros 12 e 13) e tem quase dois quilômetros de extensão e com uma elevação de quase 40 metros explica o corredor João Soares Mota que pela terceira vez participa do evento.
Conheça um pouco da Corrida
A Corrida de São Silvestre, é a corrida de rua internacional mais famosa do Brasil, por isso atrai turistas e atletas de todo o mundo. Com um percurso atual de 15 km, a prova é realizada tradicionalmente no dia 31 de dezembro, sua primeira edição foi realizada em 31 de dezembro de 1925, em 2010 a corrida chegou em sua 86ª edição. Dado importante é o fato de que, ao contrário de outros eventos desportivos tão ou mais antigos, a Corrida de São Silvestre nunca deixou de realizar-se, nem mesmo durante a Segunda Guerra Mundial. O nome São Silvestre é homenagem ao papa que governou a Igreja Católica de 314 a 355 d.C, ano em que morreu, exatamente no dia 31 de dezembro, canonizado também neste dia, anos depois, no quarto século da Era Cristã.
Originalmente a Corrida de São Silvestre era restrita a homens e exclusivamente a moradores da cidade de São Paulo, nos anos seguintes competidores de outros estados foram aceitos. Em 1945 foi liberada a participação de estrangeiros, mas apenas para corredores convidados provenientes de outros países da América do Sul. A corrida permaneceria restrita a homens até 1975, quando as Nações Unidas declararam aquele ano como o Ano Internacional da Mulher. Os organizadores da São Silvestre aproveitaram o momento para realizar a primeira corrida feminina no mesmo ano.
A Corrida de São Silvestre até 1988 era realizada à noite, geralmente iniciando-se às 23:30, de forma que os primeiros classificados cruzavam a linha de chegada por volta da meia-noite; mas a partir de 1989, o horário de início da corrida foi alterado, passando às 15 horas para mulheres e às 17 horas para homens. A distância a ser percorrida, que variava quase que anualmente (geralmente entre 6,5 e 8,8 km) foi definitivamente fixada em 15 km, o mínimo exigido pela Federação de Atletismo. O percurso de 15 km não é nada fácil em razão ao intenso calor do verão brasileiro e os obstáculos geográficos a serem superados.
O maior vencedor de todos os tempos é, no momento, Paul Tergat, do Quênia, que venceu a prova 5 vezes, nos anos: 1995, 1996, 1998, 1999 e 2000. Tergat também detém o recorde para a atual distância de 15 km, marcado já em sua primeira participação no evento, de 43 minutos e 12 segundos.
No feminino a portuguesa Rosa Mota que venceu a prova 6 vezes (1981, 1982, 1983, 1984, 1985, 1986) considerada por muitos como uma das melhores corredoras do século XX.
Percurso Corrida de São Silvestre 2010
Este ano de 2010, com 25 mil competidores, a prova começa às 14h45 para os atletas com deficiência. As mulheres largam às 16h30 e os homens às 16h47. A corrida é televisionada em diversos países, grande vencedor da prova em 2010 foi o brasileiro Marilson Gomes dos Santos já no feminino a queniana Alice Timbilili
(Fonte Gazeta Esportiva)