Florianópolis - Em uma reunião na manhã desta terça-feira (6), o chefe da Casa Civil, Derly Massaud da Anunciação, apresentou ao governador Raimundo Colombo as novas atividades a serem realizadas pela pasta. O novo Modelo de Gestão Estratégico foi feito por Derly em parceria com o secretário da Fazenda, Nelson Serpa, e o presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Murilo Flores. O novo modelo será apresentado para os secretários estaduais na reunião do colegiado, prevista para esta quinta-feira (8).
O novo enfoque de atuação da Casa Civil será mais gerencial do que político, com a cobrança de resultados das principais demandas e obras do Governo do Estado. A ideia é a eliminação de desperdícios, para atuar com mais eficiência e aumentar a capacidade de investimentos. “Primeiro conhecemos a estrutura do Governo, agora partimos para a fase de impor nossa filosofia, de exigir resultado”, explica o governador Raimundo Colombo.
O chefe da Casa Civil diz que serão criados dois núcleos para realizar esse trabalho. “O núcleo de eficiência controlará os recursos, buscando a qualificação do gasto público, para que o núcleo de gestão estratégica planeje a execução dos recursos”, adianta. Para que a iniciativa funcione perfeitamente, o Governo focará em alguns programas prioritários, que estão em fase de definição.
A ideia é que mesmo com o novo modelo e a criação de dois núcleos, o Governo não tenha custo algum para implantar o método. “Utilizaremos estruturas existentes e também convênios de cooperação”, esclarece Anunciação. A Casa Civil também deve receber um sistema informatizado de controle de cronogramas e metas, que será monitorado de forma instantânea e online, inclusive pelo próprio governador.