Pedro Alberto Skiba (Reticências)
Diretor do Jornal Evolução
Conselheiro da Ordem dos Jornalistas do Brasil
Patrono da Associação Catarinense de Colunistas Sociais (ACCS)
Membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi)
Vice-presidente do Conselho Deliberativo da Federação Brasileira de Colunistas Sociais (Febracos)
Diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/SC)
Consul do Poetas del Mundo
Veja também Sociedade, clique aqui.
Então agora o governo que não consegue cuidar do seu galinheiro, “pois as raposas estão de plantão 24 horas” – é só ver o noticiário e acompanhar as denúncias e escândalos, vai ensinar os pais a educar os filhos? Serão proibidas as palmadas. Claro que sou contra a violência, mas quando pequeno apanhei de vara de marmelo, relho e a orelha até hoje é comprida porque muitos professores a puxaram. Nenhum trauma guardado. Ao contrário, agradecido. Não que eu seja masoquista. Mas é sábio o ditado que diz “é de pequenino que se torce o pepino”. Muitas vezes palavras ferem e machucam mais que qualquer outro tipo de castigo. O que não aceito é o governo querer ensinar como os pais devem educar os filhos. Ora bolas! Será que irão colocar um fiscal em cada casa? Vamos dando direito, abdicando de limites e deixando as coisas correrem soltas. A educação já está quase que totalmente terceirizada, os pais estão transferindo para as escolas – e lá os alunos passam a ser clientes, também protegidos pelo Conselho Tutelar e pelo Código de Defesa do Consumidor. Estamos vendo o produto de tudo isto. Não o futuro que estamos deixando para os jovens, mas que tipo de jovens estamos deixando para o futuro. Não é uma lei a mais que vai educar a transformar as pessoas em cidadãos. Basta você ir a uma pizzaria ou restaurante e ficar observando aqueles pais que soltam os filhos como se o espaço fosse um parque infantil. Gritaria e correria em volta das mesas, quase atropelando os garçons que estão trabalhando, sem se preocupar também com o sossego de outros clientes. Claro que os proprietários também fingem que nada está acontecendo para não descontentar os “clientes”, que pelo comportamento mostram que não são costumeiros e se os filhos não se comportam é porque receberam o exemplo em casa. E nas missas em que a Igreja, seus bancos e corredores são outro recanto de diversão e os pais fingem que estão rezando e prestando atenção. Saem de lá sem saber qual foi o padre que celebrou e ainda atrapalham os outros. Sempre achei que nós deveríamos educar os filhos do vizinho, pois para estes temos todas as receitas. Agora, filho meu nunca ficou correndo na igreja ou em restaurante. Quem ama educa e palmada de amor não dói. Liberdade cada vez maior e cada vez estaremos mais reféns da marginalidade, como acontece com assassinos perigosos, ladrões e vagabundos que, por serem menores, são protegidos por lei e podem matar os maiores. As coisas estão se invertendo e todos os dias temos notícias de homens batendo em mulheres e filhos agredindo pais. Será que a Suzane von Richthofen e os irmãos “Cravinhos”, entre outros inúmeros casos que abalaram o Brasil, teriam feito o que fizeram se quando pequenos tivessem levado algumas palmadas?
****************************************************
Confirmado
Agora não dá mais para desmentir. Tebaldi deixa mesmo a secretaria da Educação e vai para a Câmara dos Deputados. Os tucanos perdem importante espaço no governo do Estado, uma vez que sua vaga será ocupada por um técnico. São as primeiras penas que começam a mudar a plumagem em SC. Com a aproximação do PP do governador Colombo, o PMDB deverá enfrentar uma dobradinha para a prefeitura em Florianópolis entre PSD e PP. Tucanos novamente de fora. Tebaldi poderá ser a pedra no caminho do PMDB em Joinville se resolver disputar a prefeitura. Não tem nada para perder. Aí o “surubão” que foi montado para eleger Colombo também começará a desmoronar e os obstáculos para sua reeleição serão grandes. Não tem mesmo como querer enganar a todos por muito tempo.
****************************************************
Quem explica e quem entende?
A Unimed, maior cooperativa médica de SC, é de propriedade dos próprios médicos. Muitos estão restringindo os atendimentos, pois reclamam da remuneração paga. Quer dizer, eles são os patrões deles mesmos e decidem não dar aumento. O interessante é que com o rompimento do contrato com o governo do Estado, que criou seu plano próprio, a maioria dos médicos só aceitava se credenciar se o governo pagasse mais. Reunião daqui, reunião de lá e parece que segunda-feira à noite tudo ficou resolvido. “Na prática, a atual proposta significa reajuste de 36% em média em relação aos valores que eram pagos pela Unimed antes de o SC Saúde entrar em vigor, no começo deste mês. Equivale também a 14% de aumento sobre a proposta inicial do governo que constava no edital para o SC Saúde, em outubro”. Isto é que foi decidido. E agora? Será que os médicos irão todos migrar para o SC Saúde e deixar de atender pela Unimed? Ou então irão pedir aumento também para a Unimed?
****************************************************
E nós, nem visita
“As áreas da Saúde, Infraestrutura, Cultura e Esporte da região de Joaçaba receberam nesta segunda-feira investimentos de R$ 4,3 milhões assinados pelo governador Raimundo Colombo. Cerca de trezentas pessoas acompanharam o evento, que teve como destaque a liberação de R$ 2,5 milhões para o Hospital Universitário Santa Terezinha (Hust). ‘A saúde é a prioridade do governo do Estado, porque reflete a principal preocupação da população de Santa Catarina’, afirmou Raimundo Colombo”. A notícia é do saite do governo estadual. Enquanto os outros recebem milhões, nós não recebemos nem a visita do governador. Em seu mandato, ainda não visitou São Bento do Sul.
****************************************************
Acusado quer denunciar a polícia e diz ter provas
Na semana passada, José Carlos Cabral, morador de São Bento do Sul, entrou em contato com a Redação do jornal Evolução. Ele manifestou seu interesse em ser alvo de reportagem tão logo tenha em mãos determinados documentos que, segundo o próprio, têm de passar pela Justiça Federal primeiramente. Segue o e-mail original enviado por ele ao jornal: “olá bom dia, meu nome é josé carlos, morador aqui de sao bento, gostaria de saber como poderia ser feito para sair uma materia no jornal, pois fui preso 3 vezes pela policia federal. duas vezes em 2005 e 2006 acusado de desviar milhoes de reais pela internet, e agora novamente por uma conjectura fui levado até a pf onde fiquei preso até final dessa semana por quase um mes, ao é possivel que isso continue, além disso nesse meio tempo os policiais de sao bento roubaram toda a minha casa.gostaria de expor tudo isso, todas as alegacoes e eu falo e assino em baixo. aguardo”. Quem aguarda, somos nós.
****************************************************
A capitania do bispo
Algumas pessoas preocupadas – este colunista mexeu em uma ferida que já estava quase cicatrizando. Sou católico, apostólico, praticante e pagante. Acho que o tempo da inquisição acabou. O episódio ocorrido na Paróquia de Oxford entristeceu a população e não podemos ser hipócritas, aceitando que ficou tudo resolvido. Foi um autoritarismo do bispo Dom Irineu, um desrespeito à comunidade e agora tenta-se jogar água benta para remediar o estrago. Bem vindo ao novo padre e que seja bem aceito pela comunidade. Agora, se apoderar dos bens materiais e o do dinheiro em caixa, tirar três padres e deixar apenas um é algo lamentável. Aliás, o comentário que fiz e publiquei foi encaminhado para a diocese, que preferiu o silêncio.
****************************************************
Magno e Flávio juntos novamente?!
O texto abaixo permite – que permite a interpretação acima. Foi publicado na coluna de Moacir Pereira durante a semana: “Na agenda do governador, encontro com o presidente do PP, Joares Ponticelli, na terça-feira, quando a reforma volta a ser examinada. Permanece a tendência entre os progressistas de só assumirem cargos no colegiado depois das eleições municipais. O líder Silvio Dreveck também passou a defender esta solução. Quer, como Esperidião Amin, um projeto político-eleitoral com o PSD nas eleições municipais para depois definir espaços”. Como em política tudo é possível, vamos aguardar.
****************************************************
PT realiza encontro
O PT de São Bento do Sul realizará encontro amanhã, sábado 11, na Câmara de Vereadores, a partir das 14:00. Embora dois nomes já tenham sido anunciados como possíveis pré-candidatos a prefeito – Mister Jota e Maurício Maia –, consta que o vereador Tadeu do Nascimento deve ser mesmo o candidato na disputa pela prefeitura. O presidente licenciado do partido, Luiz Carlos Pedrozo, destacou ontem que o PT estadual tem São Bento do Sul “como prioridade no Planalto Norte”. O nome do vereador é realmente apontado como o principal prefeiturável. O partido tem 320 filiados em São Bento e somente baterá o martelo na convenção, em junho.
****************************************************
Oposição burra
Me perdoem alguns vereadores do PMDB e principalmente o senhor Luiz Sieves. Fazer oposição só para mostrar que é do contra para mim é burrice mesmo. Ao invés de apresentar indicações, pedir melhorias, cobrar trabalhos e obras, quer saber quem dirigiu os novos veículos adquiridos pela prefeitura no desfile de exposição? Quando escrevi que a oposição iria tremer com o barulho das novas máquinas, não pensei que chegaria a tanto. Sinceramente, se a prefeitura comprou, a grande beneficiada será a população e o novo prefeito que assumir em 2013 – que receberá uma frota nova. É motivo até de melhora da autoestima da população. A politicagem, vamos deixar para o período pré-eleitoral. A cobrança dos vereadores deverá ser para que estas máquinas trabalhem o máximo possível para justificar o investimento.