São Bento - A Escola de Música Donaldo Ritzmann, tradicional escola de nossa cidade, com quase sessenta anos de existência, abre suas portas nesta terça-feira para as matrículas de alunos novos. Professores gabaritados, na sua maioria de nossa cidade, colocam seus conhecimentos à disposição de novos alunos, para que eles possam ter contato com o maravilhoso mundo musical. Ao ingressar na escola, o aluno tem contato com o instrumento que escolheu, com aulas de teoria musical, bem como a oportunidade de participar das diversas orquestras, grupos e conjuntos que a escola mantém. Para ingressar na escola, é necessário que, no caso de crianças, estejam alfabetizadas, com exceção das crianças que queiram estudar violino pelo Método Suzuki ou queiram entrar na musicalização infantil, as quais poderão se matricular sem serem alfabetizadas.
Violino, teclado, piano, trompete, trombone, saxofone, bateria, violão, flauta, clarinete, contra-baixo, violoncelo, tuba, acordeon, técnica vocal, dentre outros, estão na grade da escola, que tem professores gabaritados. A partir deste ano, a escola terá grupos de Musicalização Infantil. Com a contratação de uma professora especialista na área, a partir de agora as crianças poderão ter a oportunidade de ter contato com a música desde a mais tenra idade, num ambiente em que se respira música. As turmas serão divididas por faixa etária e serão distribuídas em diversos horários e dias da semana. A musicalização infantil tem o objetivo de despertar o gosto e a sensibilidade das crianças pela música, conhecer e executar canções, tocar instrumentos de percussão (chocalhos, pandeiro, tambor, etc), desenvolver a percepção aos sons reconhecendo suas propriedades (timbre, intensidade, altura e duração).
Estes objetivos são alcançados através de brincadeiras, jogos, canções diversas, cirandas, movimentos e sons corporais, apreciações e contextualizações de peças de diferentes épocas e estilos. Podem participar das aulas de musicalização crianças que ainda não tocam nenhum instrumento e gostariam de fazer um processo de iniciação musical, como também crianças que já frequentam aulas de instrumento e querem enriquecer seu conhecimento musical vivenciando atividades musicais em grupo. Para efetuar a matrícula, o aluno deverá trazer a identidade ou certidão de nascimento, CPF e o comprovante de residência do aluno ou responsável, uma foto 3x4 e pagar a matrícula, que custa R$ 40,00.
A mensalidade é de R$ 40,00, mas a escola disponibiliza bolsas para alunos carentes. Para requerer bolsa, o aluno deverá preencher um pedido de bolsa e levar comprovantes de renda, para que o pedido possa ser analisado posteriormente. A direção da escola comunica que não são realizadas reservas antecipadas e que os horários serão preenchidos conforme ordem de chegada, a partir das 8:00 da manhã da próxima terça-feira, dia 7. A escola fica no Largo Hugo Fischer, Centro, no mesmo prédio da Fundação Cultural, ao lado da Câmara de Vereadores. Informações, 3633-4482.