São Bento - Agilidade. Este é o termo para definir os trabalhos realizados pelas equipes da secretaria de Obras e da Defesa Civil de São Bento do Sul. Depois de realizar uma vistoria preventiva percorrendo o trajeto das galerias desde o Corpo de Bombeiros até o posto Alpino, na última quinta-feira (19), uma equipe da secretaria de Obras iniciou os trabalhos de limpeza das margens do rio São Bento e do interior das galerias que cortam o centro da cidade.
O secretário de Obras Marcio Dreveck comentou que assim que recebeu o relatório da Defesa Civil tomou providências. “A situação não era grave, mas trabalhos de prevenção não devem esperar”, disse Dreveck, comentando ainda que esta ação preventiva será realizada por todo o trecho verificado na semana passada e ainda por toda a extensão do rio São Bento em direção ao bairro Oxford, onde uma retroescavadeira percorrerá o leito do rio realizando a limpeza no trajeto.
O prefeito Magno Bollmann, que percorreu os pontos onde o trabalho de prevenção está sendo realizado, explicou que a limpeza nestes locais específicos refletem em trechos bem mais distantes rio acima, contribuindo para evitar as cheias em diversos outros pontos do município. “Em alguns locais mais baixos que sofrem com alagamentos a situação já ficará melhor, pois com estes trabalhos preventivos a água terá mais vazão, e com isso evitará ou reduzirá as cheias”, disse Magno.
Evitar enchentes
O grande objetivo dos trabalhos é evitar possíveis enchentes em alguns pontos da cidade. As chuvas torrenciais comuns nessa época do ano preocupam, e por este motivo as ações preventivas estão sendo realizadas imediatamente. Prova disso são os trabalhos realizados não somente ao longo do rio São Bento e nas galerias, mas também em diversos trechos críticos do bairro Serra Alta, que foi castigado pela enchente no início do ano.
“Nós estamos com o maquinário novo e este é o momento de atuarmos firme nesses trabalhos de prevenção. Pode chover forte a qualquer dia, então o quanto antes realizarmos esses trabalhos para permitir a vazão das águas será melhor”, concluiu o secretário. Os trabalhos de limpeza de leitos de rios, córregos e galerias prosseguirão em ritmo acelerado até que toda a manutenção esteja concluída.
O trecho onde a limpeza iniciou ontem compreende todo o córrego ao longo da rua Conrado Liebl, em Serra Alta. Segundo Marcio Dreveck, aproximadamente dois quilômetros de córregos serão limpos e terão melhor vazão de água. O prefeito Magno Bollmann também se pronunciou favorável a ação de prevenção realizada de imediato. “Nós temos que agir rapidamente para evitar que tantas famílias sofram com as cheias. Não queremos que a nossa gente sofra com água e sujeira invadindo suas casas novamente”, disse o prefeito.