Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Angelo Treml


Engenheiro Civil


Veja mais colunas de Angelo Treml

Como funciona o aquecedor solar?

Sexta, 28 de outubro de 2011

 O sistema de aquecimento de água é feito por meio do uso da energia solar – o objetivo é aquecer a água durante o dia por meio de coletores solares (placas), para uso posterior através de um acumulador de água (boiler), proporcionando desta forma uma elevada economia na conta de energia pela não utilização, ou utilização parcial, do chuveiro elétrico.

O sistema de aquecimento por meio de placas solares muitas vezes não atua sozinho para fornecer um banho confortável, pois em dias que não tem sol suficiente para aquecer a água e a demanda for grande, os sistemas auxiliares entram em cena para garantir a temperatura ideal do banho (39 a 42 graus centígrados).

 

Clique para ampliar
 

Estes sistemas auxiliares podem ser a gás ou elétricos, este último podendo atuar dentro do tanque de acumulação ou ser o próprio chuveiro convencional – normalmente, neste caso a temperatura com o seletor na faixa morna já aquece o suficiente. Não é muito indicado pela elevada queima da resistência do chuveiro, quando superaquecido. Ou então colocar um chuveiro mais moderno com ajuste automático da temperatura do banho.

Claro que, falando em economia, tudo o que se refere transformar energia elétrica em algum tipo de calor é contra os princípios. Mas admite-se por ser uma utilização ocasional, se for comparar com o gasto do chuveiro convencional.

Mais econômico que isto, seria adotar um sistema auxiliar com um aquecedor a gás, que este também será acionado ocasionalmente para complementação da temperatura. Para o seu funcionamento também será obrigatório a utilização de uma bomba de circulação de água, para mandar a água morna/fria de dentro do tanque acumulador, para passar pelo aquecedor e depois voltar para descer por gravidade até o local do banho. (A água do banho também pode ser pressurizada, mas o consumo aumenta bastante e nem todo tanque de acumulação admite tal pressão).

O local deste aquecedor de passagem deve ser de fácil visualização e nunca ser instalado dentro da estrutura do telhado junto ao boiler, pois um sistema que utiliza gás e queima não deve ficar enclausurado e sem controle, por questões de segurança.  Normalmente fica dentro da área de serviço, garagem ou abrigo próprio fora da casa. Locais sempre com ventilação.

 

Clique para ampliar
 

Para um funcionamento completo, o ideal seria a combinação entre os três sistemas, ou seja: se não tiver sol suficiente, liga-se o gás, se por acaso este acabou, liga-se o elétrico. Assim o banho quente sempre estará garantido. Esta combinação de ligar/desligar os sistemas complementares também pode ser automatizada através de um termostato ou acionada pelo usuário, que este identifica a temperatura não ideal de banho através de uma luz acesa em um simples painel, onde por uma chave ele vai acionar os sistemas.   

Ocasiona um pouco de transtorno, pois às vezes não se pode entrar direto no banho devido à espera do aquecimento (normalmente em torno de 20 minutos, em dias chuvosos), mas é econômico devido aos sistemas auxiliares não ficarem funcionando sozinhos sem necessidades de banhos ou quando ninguém precisaria de água quente, por não ter ninguém em casa. (continua...)



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA