Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

PEDRADAS DO PEDROKA - PARABÓLICAS

Quinta, 28 de março de 2024


Obrigado a todos que leram minha coluna da semana passada e me cumprimentaram pelo aniversário de 79 anos.

 

APRENDIZADO 

por Pedro Alberto Skiba - Alvi cad. 36

 

Podem  ter certeza que não estou me exibindo, contando vantagem e nem querendo reconhecimentos. Mas, a cada dia agradeço pelo sol da manhã, pela chuva, pelo acordar preguiçoso sem vontade de sair da cama, mas principalmente por acordar. Por sentir algumas, dores, indisposição,  mas acima de tudo me beliscar, abrir os olhos e sentir que estou vivo. Que posso sentar na frente do meu teclado e escrever o que sinto. Sei que não vou agradar a todos  os que destinam algum tempo para ler. Mas de qualquer forma obrigado. Dou o meu bom dia à Zu, para a XYKa e para o Juca, e principalmente agradeço a Deus por mais um amanhecer. Penso nos meus filhos, nora e neto, nos amigos e o  que fazer para preencher meu tempo. A pandemia  me causou um grande dano emocional. Saudades de ver, de abraçar, de beijar, de conversar, de divergir, mas que no fim tudo realmente acabasse em pizza, em volta da mesma mesa. Parece que nos acostumamos com o distanciamento das pessoas. O tempo também tem me servido como mestre, pois quanto mais se vive mai se aprende. E o aprendizado não é mais aquele da sala de aula com a tia corrigindo e orientando. Da brincadeira no recreio. Do curso noturno onde decidir em tomar uma cerveja com os amigos e gazetear uma aula em vez de ficar na sala, a opção sempre foi pela primeira. Depois se recupera. Que bom se a vida fosse sempre assim. É ótima, mas nem só de flores vivem os campos. Tem as ervas daninhas, os espinhos, precisa da chuva, do frio, do sol e da noite. O que acho  interessante em tudo isso é que de repente  somos colocados de frente com situações que sequer imaginamos que existem e  que são o dia a dia de outras pessoas. O mundo está endo sacudido por incompreenções, batalhas, guerras, onde as maiores vítimas são sempre a população, principalmente os mais pobres. Teremotos, vulcões, enxurradas, enchentes, incêndio, é a natureza mostrando sua revolta e nos alertando todos os dias sobre nossas agressões. Catastrofes causadas pelo homem. Pandemias, pragas, doenças. Intrigas, mentiras, intolerância, onde até o Papa é tachado de comunista. Como sou grato a Deus pela minha família, pela saúde de todos, pela fé, na crença de um mundo melhor. Que não precisemos nos machucar para procurar um curativo. E, você também, agradeça pelo menos por poder reclamar, procurar um culpado pela sua inércia e falta de atitude

 

Parabólicas

-O Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) realizará uma missão em Santa Catarina no próximo mês de abril com o objetivo de investigar o aumento de grupos neonazistas. O itinerário ainda está em formulação, mas inclui visitas confirmadas à capital Florianópolis e a Blumenau, no Vale do Itajaí

CÓDIGO CIVIL - PROPOSTAS DE ALTERAÇÕES

*Direito de família. Aliás, e para começar, o texto trata o tema como "direito de famílias". A nomenclatura tem o objetivo de marcar que hoje não há somente um tipo de família, mas várias possibilidades neste campo. Vai ser criado um tratamento legal, que não existe hoje, para a reprodução assistida. Vai abranger desde o congelamento de embriões à barriga de aluguel. Ainda neste campo, a comissão deve propor outra novidade. Qual? A cônjuge deixar de ser herdeiro obrigatório.

*Direito digital. Com quem fica as redes sociais, fotos e etc. de quem morre? Hoje, há um vazio na legislação em relação à essa herança. A comissão vai propor mudanças. Por exemplo, será possível ao herdeiro pedir que um link que leva a uma informação tida como 'inadequada' do familiar seja desindexado pelo Google — ainda que o link original seja mantido intacto. Também os direitos econômicos de pessoas que tenham sites, fotos, vídeos ou quaisquer outros conteúdos digitais que rendam algum tipo de monetização poderá ser reivindicado por seus herdeiros. Até as milhas aéreas estarão contempladas neste capítulo.

-*Direito animal: Os animais passam a ser, pela proposta, seres sencientes. Ou seja, que sentem as coisas. Não são mais objetos, como está previsto no código atual. Passam a ter que ser considerados em seu bem-estar. Na prática, o que significa isso? Numa separação de casal, por exemplo. Quem comprou é que leva o bicho. Ele passa a ter uma condição especial, não como um filho, mas passa a ter uma consideração diferente, levando em conta sua condição de ser que sente e sofre. Dependerá de cada caso. 

Aviso aos políticos - Há muio tempo deixei de me seduzir pelo estomâgo. Também agradeço pelos convites para almoço e jantar por adesão. Prefiro ajudar alguma instituição ou então pagar a refeição para alguém faminto. Afinal, fazer refeição em companhia de alguém e ainda pagar, eu escolho.

- Turismo - Há dias foi lançado oficialmente a Rota Encantos do Planalto Norte, com o objetivo de incrementar o turismo na região. Um projeto muito bem  elaborado  pelo Sebrae em parceria com o Consórcio Quiriri e as prefeituras de São Bento do Sul, Campo Alegre, Corupá e Rio Negrinho. Vale aqui registrar um alerta. É bom o turista que visitar a cidade no domingo trazer sua marmita, para garantir o frischtick. Dos déz restaurantes no centro da cidade, só dois estavam abertos para almoço no domingo.  Sandori e Empório do Sabor. Esta é nossa realidade.

 

- Governdor Jorginho Mello visitou São Bento do Sul  e obras, que nenhuma delas tem seu DNA. Resta saber o que ainda poderá vir por conta da cooptação do prefeito Tomazini, que causou o desmanche do PSDB.
 
- Vereadora Karen Lili Fechner, anunciou deixar o MDB e filiar-se no União Brasil. Segundo bastidores o motivo foi o MDB aliar-se com Jairson Sabino.
 
- Um alerta para os mudancistas ávidos por novo mandato nas proximas eleições. Político sem mandato é como artista da Globo sem novela e manequim sem passarela. 
 
- Acabando a janela partidária e as trocas estão sendo muitas. A pergunta que não quer calar: Quanto dos que mudaram de partido leram o estatuto do partido para onde foram? Salve Jorge!
 
- Finalmente alguém raciocinando com bom senso. O trânsito na Jorge Lacerda deverá ser alterado, permitindo  quem chega na cidade enxergar nosso maior cartão postal de frente. Também  liberar o acesso a Igreja Matriz pela rua lateral. Aleluia! Senhor da Glória.
 
       Feliz e Santa páscoa para os que estiverem lendo esta coluna.

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA