Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Empresariado conhece as aplicações do Geobensul

Quinta, 28 de março de 2024

Na noite desta quarta-feira (27), a Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplu) da Prefeitura Municipal apresentou ao Núcleo de Imobiliárias da Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs) as funcionalidades e aplicações do Geobensul, plataforma que reúne dados atualizados para consulta aberta de qualquer cidadão e pode ser acessado pelo geo.saobentodosul.sc.gov.br.

 

Estas informações foram colhidas a partir do trabalho de atualização do Plano Diretor, que estava defasado desde 2006, e também pelo georreferenciamento, concluído em 2023. “Uma das principais ações possíveis na plataforma é a consulta de viabilidade para construção ou implantação de empreendimentos. O interessado hoje pode acessar o site e já verificar previamente se é possível desenvolver a atividade que deseja em determinada área”, exemplificou o engenheiro cartógrafo, Victor Medina. 

 

A coordenadora do Núcleo de Imobiliárias da Acisbs, Tais Sluminski, comentou que esta é uma das situações que os empresários e corretores do setor enfrentam diariamente. “O cliente pergunta frequentemente se naquele local é possível, por exemplo, abrir uma oficina de veículos pesados, ou se há algum impedimento devido ao zoneamento. Por isso, achei muito interessante ter essas informações acessíveis no Geobensul”, observou. 

 

Além da consulta on-line é possível também obter relatórios, fazer downloads e visualizar a cidade com imagens atualizadas no ano passado, pelo São Bento 360º. “Toda essa entrega de dados é fundamental para destravar projetos grandiosos para São Bento do Sul, pois permite que investidores e profissionais tenham em suas mãos os subsídios necessários para acelerarem as suas demandas, com facilidade”, comentou o prefeito Antonio Tomazini. 

 

O secretário de Planejamento e Urbanismo, Bruno Seefeld, frisa que a plataforma estará em constante desenvolvimento e aprimoramento, buscando conectar os diferentes órgãos da administração municipal de forma cada vez mais integrada. “Temos bancos de dados relevantes em todas as secretarias e que queremos disponibilizar no Geobensul. A nossa equipe tem trabalhado intensamente nisso e impulsionou São Bento do Sul em termos de tecnologia a serviço da população”, disse.

 

Ordenamento Territorial 

 

O ordenamento territorial tem como objetivo geral orientar e acompanhar o crescimento da cidade, de modo a absorver os impactos negativos ao ambiente e à vida urbana. Por isso, a fim de regulamentar a evolução da cidade de forma sustentável, foi editada a Lei Complementar 11/2023, sendo que no evento de ontem (27) ocorreu o lançamento da cartilha ilustrada e interativa que trata de sua realidade. Nela, tópicos como  modelo espacial urbano, sistema viário, delimitações das áreas urbana e rural, ordenamento de solo e áreas de interesse estratégico são contempladas. 

 

Para dinamizar a aplicação da Lei de Ordenamento Territorial, a Seplu materializou um dispositivo completo e interativo para análise territorial. “O que tínhamos antes era uma espécie de tabela para verificar onde eram as diversas zonas de ordenamento territorial e hoje temos os anexos, literalmente desenhamos e aplicamos de forma a facilitar o entendimento espacial de tudo isso”, contou o diretor de Planejamento, Ricardo Callado. 

 

O avanço com esta realização, somado ao Plano Diretor, Georreferenciamento e Estudo Técnico Socioambiental, coloca o Município em um novo status perante aos instrumentos disponíveis para uma urbanização responsável e propulsora. “É um grande trabalho que foi desenvolvido internamente pela Secretaria e que podemos arriscar a dizer que hoje é um dos melhores do país, superando inclusive grandes cidades neste quesito, como São Paulo,” destacou Bruno.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA