Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Planetário Digital é inaugurado em São Bento do Sul

Quarta, 27 de março de 2024

 

Um projeto de outro mundo foi inaugurado nesta terça-feira (26), no Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Trata-se do Planetário Digital, concebido a partir de uma colaboração entre a Universidade e a Prefeitura de São Bento do Sul, através da Secretaria de Educação. Diversas autoridades estiveram presentes, como o prefeito Antonio Tomazini, o secretário de Educação, Josias Terres, o diretor da Udesc Ceplan, Délcio Pereira, e as idealizadoras do projeto, diretora de Ensino de Graduação, Débora Barni de Campos, e a diretora Administrativa, Aline de Andrade.

 

O local foi pensado para que estudantes possam visitar e ampliar sua percepção do espaço, utilizando, para isso, de tecnologia e aulas mais interativas. “Tenho que parabenizar por tudo o que foi feito aqui. Eu só confio na educação e acredito que a educação liberta, por isso o Município jamais medirá esforços pela educação. Daqui a 10 ou 15 anos teremos expressivos resultados na evolução dos nossos alunos. Serão, além de cidadãos mais comprometidos com a sociedade, profissionais mais esclarecidos e capacitados. Agradecemos esta colaboração com a Udesc e temos que continuar fomentando esta parceria”, afirmou o prefeito Antonio Tomazini.

 

O secretário de Educação lembrou que a administração vinha buscando a realização deste planetário desde 2021, com a elaboração de projeto e busca por recursos no Governo do Estado, por acreditar que esta ferramenta é um potencial profundo de aprendizado. “Então, quando firmamos este empreendimento conjunto e vimos que iria se tornar realidade ficamos muito contentes. Lembro também que a parceria com as universidades tem sido importante motor de desenvolvimento para nossos alunos e também professores, que terão a chance de fazer cursos de especialização e extensão na Udesc”, enfatizou Josias. 

 

Em sua fala, o diretor da Udesc agradeceu a todos os envolvidos nesta ousada e transformadora realização, que se tornou realidade pelo empenho e trabalho de diversos envolvidos. Délcio enalteceu a iniciativa das idealizadoras do Planetário, Débora e Aline, destacou a receptividade do reitor da Universidade com a proposta e frisou que a união com a Prefeitura está sendo frutífera para todo o meio educacional de São Bento do Sul. 

 

Planetário Digital

 

O Planetário é uma estrutura desenvolvida com o intuito de ofertar uma imersão no sistema solar, com imagens do espaço sendo projetadas no interior de uma grande esfera. Os espectadores acompanham o vídeo juntamente com áudio das explicações do funcionamento e composição dos planetas da galáxia, proporcionando uma experiência única de aprendizado. Além de poder ser aproveitado por instituições de ensino locais, a expectativa é que outras cidades da região visitem o espaço astronômico, fomentando o turismo educacional na cidade.  

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA