Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Prefeituras catarinenses compartilham avanços tecnológicos no Webinar das Cidades Digitais

Sexta, 09 de fevereiro de 2024

Clique para ampliar
Além de cases de sucesso, o evento online trouxe as políticas públicas federais do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

Na manhã desta terça-feira (6), o Webinar das Cidades Digitais do Norte de Santa Catarina reuniu gestores e servidores públicos com o objetivo de compartilhar ações nas cidades da região que visam aprimorar os serviços públicos através da tecnologia. Representantes de 57 prefeituras, de 14 estados (BA, CE, PA, PR, SC, RS, RJ, SP, PE, MS, MG, ES, GO e AM), participaram do encontro virtual promovido pela Rede Cidade Digital (RCD).

O webinar, apresentado pela jornalista e diretora da S. Clara Comunicação, Valdireni Alves, trouxe os avanços tecnológicos das prefeituras de Joinville, Irineópolis, Jaraguá do Sul, além da participação especial do Coordenador-Geral de Gestão da Rede GOV.BR, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Régis Oliveira.

Em sua 131ª edição, o programa é o maior acervo de soluções e informações sobre tecnologias para prefeituras no YouTube, com a participação de mais de 2 mil municípios de 20 estados brasileiros. “A Rede criou este espaço para compartilharmos soluções, políticas públicas e modelos das cidades, mostrando como as prefeituras buscam melhorar o acesso e a qualidade dos serviços públicos através da tecnologia e inovação”, destaca Sharlene Sarti, gerente da Rede Cidade Digital.

REDE GOV.BR

Um dos destaques do encontro virtual foi a apresentação do Coordenador-Geral de Gestão da Rede GOV.BR no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Régis Oliveira, que apresentou sobre a importância e os benefícios de os municípios aderirem ao programa GOV.BR.

“A partir da adesão e da plataforma é possível que o município faça a realização de um autodiagnóstico do seu grau de maturidade digital. A partir daí, o município vai se entender melhor, identificar os problemas e a plataforma já traz um conjunto de recomendações para enfrentar estes problemas identificados", aponta Régis Oliveira.

MOBILIDADE BASEADA EM DADOS

O município de Joinville, representado pelo Secretário de Pesquisa e Planejamento Urbano, Marcel Virmond, trouxe as inovações no âmbito da mobilidade baseada no conceito “­Smart Mobility”, com a utilização de dados advindos da Telemetria AC, aplicativo de mobilidade e registros de acidentes de trânsito concedidos pelo SAMU.

“A gente desenvolveu um processo para usar todas essas informações no planejamento de trânsito. Dessa forma, o planejamento vai deixando de ser empírico e intuitivo, e passa a ser baseado em ciência de dados. Nós usamos a fonte de dados para fazer o diagnóstico e a priorização [de ações]”, destaca Virmond.

VIDEOMONITORAMENTO NA ÁREA RURAL

Com o constante crescimento na inovação, o Secretário de Administração e Finanças da Prefeitura de Irineópolis (SC), Rodrigo Antônio Jurck, explanou sobre as ações que estão auxiliando o desenvolvimento socioeconômico do município, como por exemplo a implantação de câmeras de videomonitoramento no perímetro rural. A prefeitura, por meio de parceria com os moradores de áreas estratégicas, cede o equipamento de videomonitoramento, e o morador com o local e internet.

“A polícia militar e a polícia civil possui o login e as senhas dessas câmeras. Assim, quando há uma necessidade, com veículos suspeitos, realização de algum crime, as polícias têm acesso a estas imagens”, explica o secretário.

AÇÕES PARA UMA CIDADE DIGITAL

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, representada pelo Marcio Manoel da Silveira, Diretor de Tecnologia da Informação e Inovação Pública, trouxe as experiências a partir de infraestrutura de T.I para uma Cidade Digital. O objetivo é utilizar as novas tecnologias para agilizar e facilitar os serviços ao cidadão, como por exemplo utilizar robôs para facilitar os processos e realizar a integração de sistemas.

Um dos resultados obtidos com as ações, foi a implantação do sistema de georreferenciamento, Geo Jaraguá, que traz diversos dados em tempo real sobre os territórios públicos e privados da cidade.

“Ter o compromisso com cadastramento de dados é bem importante. Nós fizemos uma sanitização da base de dados para que chegássemos neste nível de informações e principalmente para poder entregar isto para a população”, enfatiza Silveira.

O Webinar das Cidades Digitais do Norte de Santa Catarina contou com a parceria da S. Clara Comunicação e o apoio da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI), Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (AMPLANORTE) e Associação dos Municípios do Alt Vale do Rio do Peixe (AMARP). O evento na íntegra está disponível na TVRCD: https://youtube.com.br/rcdcom. Confira: https://www.youtube.com/live/bXfipe_HH8c?si=G4tX2DG86Np7iEJT



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA