Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Samae anuncia medidas para garantir abastecimento de água em São Bento do Sul

Terça, 05 de dezembro de 2023

Clique para ampliar

 

 

O verão já está dando os primeiros sinais em São Bento do Sul e, com isso, houve aumento do consumo de água também. A Prefeitura, através do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), já está adotando medidas para resolver a falta de água nos períodos de calor em alguns bairros da cidade.

 

O diretor-presidente do Samae, Osvalcir Peters explica que a partir de uma análise cuidadosa, foi identificado que o consumo elevado de água está impactando diretamente a capacidade de tratamento e distribuição em nossa Estação de Tratamento de Água (ETA). A equipe do Samae já está tomando medidas proativas para resolver essa situação.

 

Dentre as principais ações da autarquia, estão: 

 

1 - Expansão da Capacidade de Tratamento: No início do próximo ano, será realizada uma licitação para a aquisição de um novo módulo de tratamento de água para a ETA, visando aumentar a capacidade de produção em até 50 litros por segundo. 

 

2 - Incremento na Reserva Hídrica: Investindo na construção de novos reservatórios, com destaque para um na ETA (2 milhões de litros) e outros dois, um no Mato Preto (1 milhão de litros) e outro na Vila Centenário (este último já está em execução com 2 milhões de litros). Essa medida pretende garantir uma reserva estratégica de água tratada para períodos de alta demanda. 

 

3 - Otimização da Captação: Está sendo instalado o 4º conjunto motobomba na estação de captação, com uma capacidade de bombeamento de até 250 litros por segundo, fortalecendo nossa capacidade de captação e adução para ETA visando atender à crescente demanda. 

 

4 - Detecção e Reparo de Vazamentos: A autarquia iniciou uma abrangente pesquisa de vazamentos, inicialmente concentrada na região do Bairro Serra Alta e outras áreas com grande atividade de obras de infraestrutura viária e instalação de redes coletoras de esgoto domiciliar. A identificação e reparo desses vazamentos contribuirão para a redução de possíveis perdas no sistema de distribuição. 

 

5 - Setorização do Abastecimento: O Samae está implementando a setorização do abastecimento, instalando novos macromedidores (medidores de grande porte) para monitorar e controlar o fluxo de água em diferentes setores. Essa medida tem por objetivo otimizar a distribuição e minimizar perdas através do maior controle da quantidade de água tratada que está sendo distribuída para cada região macromedida. 

 

6 – Projeto da nova captação do Rio Negro: Participação da seleção de projetos do novo PAC do Governo Federal para instalação de uma nova captação Rio Negro, esta ação visa garantir o abastecimento contínuo e futuro para nossa comunidade. O orçamento total da obra ultrapassa os R$50 milhões.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA