Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

PEDRADAS DO PEDROKA - A gente somos inútil - Parabólicas - A Borrachinha

Sábado, 25 de novembro de 2023

 

 



 

    A GENTE SOMOS INÚTIL

Publicado em 06/04/2020

O que mudou?

Sempre ouvi dizer que velho vira criança. Ainda bem e menos mal. Criança é esperança, é vida, é inocência, é cuidado é alegria. Também como sou de gerações onde criança brincava com bolinha de gude, peteca de palha, pulava amarelinha, fazia e soltava pipa, bilboquê, bola de pano, roda de chapa de fogão entre outras brincadeiras hoje desconhecidas.Também nasci com ajuda de parteira e no lugar de pediatra era benzedeira. Mas voltando ao início fui ter direito a pediatra já nos meus 50 anos, quando conheci meu querido e saudoso amigo Julio Teddy, o amiguito. Me cuidava  me recomendava e acompanhava. Pois é. Vi, vivi e estou vendo muita coisa que vocês das novas gerações ainda irão ver. Outras não. Rádio a bateria, viagem de Maria Fumaça, televisão preto e branco, telefone via telefonista, água de poço, privada de fundo de quintal e chuveiro com carretilha. Também os tratamentos foram mudando. Meu filho sempre me chamou de Pedrão e por conseguinte todos os seus amigos. De uns tempos para cá passei a ser chamado de "véio", embora eu me esforce para não parecer. Inclusive participo de uma turma de janta, duas vezes por mês, em que o segundo mais velho tem 50 e o mais novo 24. Estou me reciclando. Mas, os mais maléfico dos vírus está me fazendo refletir e também me condenou ao confinamento e a todos nós. Também me deu novos apelidos: grupo de risco, idoso, vulnerável, antigo, velho, empata fila, carcomido, entrevado, pé na cova, valsa de casamento e alguns não tão carinhosos. Vou aceitando com certa resignação embora nunca tenha entregue os pontos e nem perdido um tanto da minha vaidade. Não saio de agasalho de moletom  na rua, nem de bermuda com tênis e meia. Ah! Ia esquecendo de dizer que ainda trabalho. e que comecei na lida com dez anos de idade. Que gosto do que faço. Por conta deste f.d.p. de um vírus estou como muitos confinado. Saí da minha rotina para entrar numa maior ainda. Além de escrever meus comentários e artigos não posso oferecer muito mais. Não que seja minha vontade. Me sinto tolhido em não poder ajudar, ser útil. Ser rotulado e impedido de ajudar. Gostaria de estar na linha de frente combatendo esta praga. Minha rotina foi quebrada por uma maior ainda. Faz 25 dias que não cumprimento e não converso com meu amigo Motta. Não vejo minhas amigas da Marlisa e nem sei a cor do cabelo da Lu da lotérica. Compras só através dos meus personal's delivery (Rodrigo e Sabrina). Não sei como estão os buracos na cidade nem as obras do Magno A sensação é que estou me acovardando, me encolhendo. INÚTIL. Obrigado pela companhia Zuleika, guerreira que me acompanha e me atura há mais de 50 anos. Xyka e Juca, parceiros de todo dia. Ana que me monitora pelo celular. De resto uma Boa Semana Santa para todos nós. E que está Páscoa literalmente nos renove faça renascer em nós a esperança de dias melhores.
 
A gente não sabemos escolher presidente
A gente não sabemos tomar conta da gente
A gente não sabemos nem escovar os dente
Tem gringo pensando que nóis é indigente

Inútil
A gente somos inútil
Inútil 
(Ultraje a rigor)

Pior que tudo isso é você, idoso como eu, sair na rua e escutar: "Vai prá casa tira gosto do covid 19". 

De conforto é saber que a vacina para este mal é a resignação, obediência, bom senso, crença, solidariedade. atitude e muita fé em Deus. E, que não fiquemos confinados pela burocracia e pelo preconceito. Salve Jorge!
 
PARABÓLICAS
-O Ministério Público Federal anunciou nesta sexta-feira que irá acompanhar um inquérito da Polícia Federal que investiga se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) importunou uma baleia jubarte em uma visita à São Sebastião, em São Paulo, em junho deste ano. Na ocasião, o ex-mandatário teria se aproximado do animal enquanto pilotava um jetsky. A informação foi divulgada em edição do Diário Oficial do MPF.
- Governador Jorginho Melo, teve o bom senso de trocar reunião política em São Bento do Sul por visita a região alagada no vale do Itajaí. Também na segunda-feira esteve reunido em Curitiba com o governador Ratinho Junior para tratarem sobre buscar uma solução para as enchentes em Porto União e União da Vitória inundadas pelo rio Iguaçu.  Que não seja apenas mais uma daquelas reuniões infrutíferas e para dar satisfaçõ pra a imprensa.
- Como o DETRU ainda não encontrou uma solução para o trânsito no centro da cidade, principalmente as alterações pedidas em abaixo assinado com mais de 5.000 assinaturas iniciativa do Padre Luciano. já ouvi duas sugestões:
- Transferir o Padre;
- Transferir a Igreja de lugar;
Salve Jorge! Senhor da Glória! 
- Se o vereador Sabino se tornou oposição ao prefeito Thomazine, sendo do mesmo partido (PSDB), imaginem, agora que o  alcaide mudou para o PL.
Aqui na minha rua uma carro caiu num bueiro, cuja grade foi deslocada. Avisei a Secretaria de Obras, vai fazer um mês. Sabem o que aconteceu até agora? N A D A, NADICA DE NADA! Sinalizei do jeito que pude!
Cheguei a triste conclusão que a falta de educação, além de trazer aborrecimentos para os educados, é benéfica para a economia. Ajuda a manter o emprego daquela rapaziada que recolhe os carrinhos de super mercados largados nas vagas de estacionamento e agora aos fabricantes das placas sinalizadoras e de advertência para os maus motoristas que são deficientes apenas da cabeça.  Aliás bem criativas. Uma bela iniciativa.
 

Quem sabe responder: Porque domingo não se podia estacionar em frente a prefeitura? Cones e cordas impediam.
Piada de salão
A borrachinha
Na fila do ônibus estavam o pai e todos seus 16 filhos. Junto deles, um senhor de meia idade, com uma das pernas de pau. O ônibus chegou, a criançada entrou primeiro e ocupou todos os bancos vazios. Os dois senhores entraram e ficaram de pé.

Na arrancada do ônibus o senhor da perna de pau, com visível dificuldade,
desequilibrou- se para trás, e o barulho foi inconfundível:
TOC... TOC.... TOC....TOC...

Quando o ônibus freou, a mesma coisa aconteceu, agora para a frente:
TOC.... TOC.... TOC...TOC...

Na arrancada, novamente:
TOC... TOC.... TOC...TOC...

E assim foi, por várias vezes. Num determinado momento, já incomodado com o barulho e, ao mesmo tempo tentando ser gentil, o pai das 16 crianças disse ao perneta:
- Perdão, mas eu gostaria de fazer uma sugestão ao senhor. Por que o senhor não coloca uma borrachinha na ponta do pau? Com certeza
vai diminuir o barulho e incomodar menos a todos.

Imediatamente, o perneta respondeu:
- Agradeço a sugestão, mas se o senhor também tivesse colocado uma
borrachinha na ponta do seu, há alguns anos atrás, estaríamos todos
sentados, numa boa...


Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA