Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Curitiba: Lideranças debatem solução conjunta para cheias no Rio Iguaçu

Segunda, 20 de novembro de 2023


Curitiba: Lideranças debatem solução conjunta para cheias no Rio Iguaçu

Deputado Dr. Vicente participou de encontro com governadores do Paraná e Santa Catarina

Um grupo de trabalho interestadual foi formado para elaborar proposta  de intervenção para aumentar a vazão do rio Iguaçu e amenizar alagamentos que afetam cidades catarinenses e paranaenses. O grupo terá representantes da área ambiental dos governos de Santa Catarina e Paraná. O encaminhamento foi definido em reunião entre os governadores dos dois estados, realizada na manhã desta segunda-feira (20) em Curitiba. O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB/SC), os prefeitos de Porto União e União da Vitória, empresários e representantes dos órgãos ambientais de ambos os estados participaram do encontro.

“Foi o primeiro passo que tínhamos que dar para fazer, dentro da legalidade e de forma urgente, uma intervenção para amenizar essa situação crônica e calamitosa que é a enchente que afeta a população de Porto União e de União da Vitória”, afirmou o deputado Dr. Vicente após a reunião.

Tanto o governador Jorginho Mello como o governador do Paraná, Ratinho Junior, apontaram para a necessidade de um projeto consistente e viável, do ponto de vista da legislação ambiental e de engenharia. “Foi um encontro de estados que cooperam. Juntamos as autoridades ambientais para encontrar uma solução de curto, médio e longo prazo, construir um projeto balizado pela consistência para ter as autorizações ambientais para ações que visam diminuir o sofrimento das pessoas afetadas pelas cheias do rio”, disse o governador catarinense.

Na mesma linha, o governador do Paraná destacou o compromisso de “não criar falsa expectativa” diante da complexidade do problema. Ele lembrou que há estudos sobre a alteração do curso do rio Iguaçu desde 1983, e que é agora é urgente caminhar para um projeto completo.

No encontro foi definida uma primeira reunião de trabalho para discutir o projeto de retificação do curso do rio defendido pelo prefeito da cidade catarinense de Porto União, Eliseu Mibach.

Entenda a situação

Há mais de 40 dias regiões de Porto União (SC) e União da Vitória (PR) estão alagadas devido às fortes chuvas registras de outubro e novembro, que fizeram o Rio Iguaçu transbordar.

O Iguaçu nasce em Curitiba e desagua no Rio Paraná, em Foz do Iguaçu. Devido às características geográficas e a sinuosidade do seu curso, o rio apresenta baixa vazão em vários pontos, caso do trecho que corta os municípios afetados. Ali o rio sobe rápido, 4 centímetros por hora, mas desce lentamente, 4 milímetros, e o resultado são áreas urbanas e industriais alagadas por muito tempo quando ocorre enchente. O manancial também represa a escoamento do Rio Negro, afetando Canoinhas e outras cidades.

Prefeitos, lideranças e empresários defendem que o curso do rio seja retificado, e as curvas retiradas, para aumentar a vazão, mitigando os impactos de possíveis cheias.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA