Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Testes rápidos de ISTs são oferecidos nas Unidades de Saúde

Quinta, 09 de novembro de 2023

Clique para ampliar

 

O teste rápido é a melhor maneira para a pessoa ter o diagnóstico de algumas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) como sífilis, HIV, hepatite B e C. O atendimento, diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). 

 

“Eles são rápidos e sigilosos. Os testes estão disponibilizados em todas as Unidades de Saúde e na Vigilância Epidemiológica. Nas Unidades em horário estendido até as 21h, o teste é realizado no período noturno também. Os interessados podem procurar as Unidades solicitando o teste rápido e se der resultado reagente a Unidade de Saúde já faz o encaminhamento necessário”, comenta a coordenadora do setor de ISTs e Aids, Elaine do Padro. 

 

As infecções sexualmente transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. 

 

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. 

 

Como se manifestam as IST?

Podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais. E ainda possíveis sintomas como dor pélvica, ardência ao urinar e lesões de pele.

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA