Fale conosco
            
Fale conosco
            
Edições do Jornal:
            


 
 
Indique para um amigo

PSA encerra o ano com pagamento aos proprietários e grandes resultados



Segunda, 02 de dezembro de 2019 11:46

 

 

O ano de 2019 foi realmente de grande destaque para o PSA - Pagamento por Serviços Ambientais - Produtor de Água do Rio Vermelho. Além de destacar-se nacionalmente, o PSA foi destaque internacional, o que vem a fortalecer ainda mais o programa.

 

E para marcar o encerramento do ano na tarde de sábado (30) o Samae organizou o evento de pagamento anual do PSA aos proprietários credenciados no programa.

 

O evento realizado no Recanto do Noti, em Rio Vermelho Povoado, contou com a presença de diversos proprietários, que na ocasião assinaram seus contratos de renovação de credenciamento ou de credenciamento para os novos integrantes, e receberam seus cheques referente ao pagamento anual com valores que variam de acordo com as ações realizadas em cada propriedade.

 

Durante o evento estiveram presentes o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Alisson Hastreiter, que na ocasião representou o prefeito Magno Bollmann; o vereador Marco Rodrigo Redlich, diretor presidente do SAMAE Fridolino Van Den Boom; coordenador do PSA Paulo Schwirkowski; diretor de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Hubl; e o chefe de divisão de Meio Ambiente Ricardo Gonzales Frontana.

 

Antes dos pagamentos Fridolino Van Den Boom fez questão de enaltecer o ótimo ano do PSA, os destaques registrados ao longo do ano, e o fato do prefeito Magno Bollmann ter assinado o Decreto que cria mais dois PSAs no município, o PSA do rio Banhados, em Serra Alta, e o PSA do rio Negrinho, no bairro Centenário, local da antiga captação de água do Samae.

 

Marcelo Hubl ainda destacou o fato dos recursos na ordem de R$ 400 mil repassados pela ANA - Agência Nacional de Águas através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, recursos estes utilizados para promover estudos para reconhecer o formato e promover melhorias ao PSA.

 

O vereador Marco Redlich falou do excelente trabalho de todos os envolvidos no PSA, fato que verifica-se com as premiações, indicações e reconhecimento que o programa vem conquistando ao longo do tempo.

 

Já o coordenador do programa, Paulo Schwirkowski, juntamente com Ricardo Gonzales Frontana agradeceram aos proprietários pelas ações desenvolvidas ao longo do ano. Paulo e Ricardo realizam as visitas técnicas, juntamente com o extensionista rural da Epagri Rogério Pietrzacka, e nestas visitas são verificadas todas as ações desenvolvidas e ainda a desenvolver nas propriedades. São estas ações que definem a pontuação e o valor de pagamento a cada proprietário anualmente.

 

 

Balanço 2019

Dentre as conquistas e reconhecimentos ocorridos ao longo do ano de 2019 destacaram-se:

 

26 de junho - O PSA foi tema de uma apresentação realizada pelo prefeito Magno Bollmann na programação do II Fórum Brasil de Gestão Ambiental organizado pela ANAMMA - Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente, realizado no município de Campinas-SP.

 

 

12 de setembro - Prefeito Magno Bollmann e o coordenador do PSA Paulo Schwirkowski participaram do Fórum Joinvilense sobre Segurança Hídrica, onde o PSA foi modelo para o programa em implantação.

 

19 de setembro - Visita técnica da turma de pós-graduação em Gestão Ambiental da UFPR.

 

26 de setembro - Visita técnica da turma de pós-graduação em Direito Ambiental da UFPR.

 

De 24 a 26 de setembro - Prefeito Magno Bollmann realizou apresentação sobre PSA e sobre o Consórcio Quiriri no município de São José, durante a programação do Congresso de Prefeitos organizado pela FECAM - Federação Catarinense dos Municípios e do Seminário Catarinense de Sustentabilidade e Meio Ambiente.

 

4 de outubro - As atenções do mundo voltaram-se ao PSA em São Bento do Sul.

Mais de 60 inscritos dentre profissionais e acadêmicos internacionais participantes do XXV Congresso Mundial da IUFRO - Pesquisa Florestal e Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu pela primeira vez na América Latina, realizaram uma visita técnica da programação do Congresso ao PSA em São Bento do Sul.

 

Outubro - O PSA foi  um dos programas que atendeu a uma série de critérios de seleção como impacto, inovação, escalabilidade, resiliência, inclusão social e igualdade de gênero, e por este motivo foi aceito como um dos programas inscritos para concorrer ao Prêmio Equatorial, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

 

Novembro - Credenciamento de novos participantes, fato que triplicou a abrangência do PSA não só em São Bento do Sul, mas também no município vizinho de Campo Alegre, área da bacia hidrográfica do rio Vermelho.

 

Novembro - Conquista da 21ª edição do Prêmio Fritz Müller, principal reconhecimento ambiental do estado de Santa Catarina. O PSA de São Bento do Sul foi vencedor da categoria Conservação de recursos naturais e da vida silvestre.

 


Encontrou erro? Encontrou algum erro? Informe-nos, clique aqui.

Veja também:










AS MAIS LIDAS

  Visita do prefeito Wellington à sede do Badesc garante R$ 13,5 milhões para Mafra
 
  São Bento do Sul ganhará Jardim Botânico
 
  Descubra como harmonizar pratos típicos de Natal com cerveja
O mestre cervejeiro da Ashby, Alexandre Vaz, listou quais são as refeições mais comuns na data e como combinar com a bebida
 
  .GILDETE SCHWEICERSKI
 
  10 títulos para transformar leitores em 2020
 

Classificados
Clique aqui e envie seu anúncio gratuitamente.

 
51783353 acesso(s) até o momento.

Inicial   |   Notícias   |   Classificados   |   Colunistas   |   Sobre nós   |   Contato

© Copyright 2019 Jornal Evolução
by SAMUCA