Fale conosco
            
Fale conosco
            
Edições do Jornal:
            


 
 
Indique para um amigo

Testes gratuitos de HIV nos Postos de Saúde



Sexta, 29 de novembro de 2019 16:16

 

 

Neste sábado (30), Unidades de Saúde de São Bento do Sul estarão abertas para a realização de testes rápidos para diagnóstico da infecção pelo vírus HIV, Sífilis e Hepatites B e C. A ação é alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado no domingo (1º).

O teste rápido é gratuito e pode ser feito sem encaminhamento médico. Para isso, basta a pessoa ir à Unidade de Saúde e solicitar o exame. Uma gota de sangue é retirada e o material é submetido ao reagente que fornece o resultado positivo ou negativo. O resultado fica pronto em até 30 minutos. “Dali, você já sai com o diagnóstico. O resultado é seguro e caso seja confirmado, o paciente já pode iniciar o tratamento mais cedo possível”, explica o médico Ricardo Larroyed de Oliveira.

Doutor Ricardo faz parte do Programa IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, que atende no Centro de Vigilância à Saúde. A equipe é formada ainda pela farmacêutica Carin Luciane Denk Tschöke e pela enfermeira Miriam Terezinha Roik Lott. Eles são os responsáveis pelo tratamento e acompanhamento do paciente.

Atualmente, 235 pessoas estão em tratamento pelo Programa IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais. Esse número equivale a pacientes de São Bento do Sul (170), Rio Negrinho (54) e Campo Alegre (11). A maioria dos casos encontra-se em pessoas do sexo masculino, heterossexual, em união estável ou casado e entre 16 a 45 anos.

São 9 casos registrados em pessoas entre 0 a 15 anos. 91 entre 16 a 30 anos. 93 casos entre 31 a 45 anos. 7 casos de transmissão vertical, que é a transmissão da doença a partir da mãe para o seu feto no útero ou recém-nascido durante o parto. E, até, um caso com uma pessoa de 75 anos. “É importante que as pessoas se conscientizem da importância do uso do preservativo, distribuído gratuitamente em todas as Unidades de Saúde. E não compartilhem seringas”, comentou o médico.

O tratamento correto com os antirretrovirais não só propicia uma vida longa e saudável a pessoa com HIV, como pode também, impedir a transmissão do vírus. “Por isso, o uso regular dos ARV é fundamental para aumentar o tempo e a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV e reduzir o número de internações e infecções por doenças oportunistas”, disse Ricardo.

Unidades abertas – Os testes rápidos serão oferecidos neste sábado (30), das 8 às 17 horas, no ESF 3 (Centenário), ESF 11 (Vila São Paulo), ESF 12 ( Mato Preto), ESF 5 (Cruzeiro), ESF 7 (Alpino), ESF 1 (Serra Alta), ESF 2 (Serra Alta), ESF 4 (Centenário), Unidade Básica 1º de Maio, Unidade Básica 25 de Julho e Unidade Central.


Encontrou erro? Encontrou algum erro? Informe-nos, clique aqui.

Veja também:








Anuncie Aqui
AS MAIS LIDAS

  Visita do prefeito Wellington à sede do Badesc garante R$ 13,5 milhões para Mafra
 
  São Bento do Sul ganhará Jardim Botânico
 
  Descubra como harmonizar pratos típicos de Natal com cerveja
O mestre cervejeiro da Ashby, Alexandre Vaz, listou quais são as refeições mais comuns na data e como combinar com a bebida
 
  .GILDETE SCHWEICERSKI
 
  10 títulos para transformar leitores em 2020
 

Classificados
Clique aqui e envie seu anúncio gratuitamente.

 
51781549 acesso(s) até o momento.

Inicial   |   Notícias   |   Classificados   |   Colunistas   |   Sobre nós   |   Contato

© Copyright 2019 Jornal Evolução
by SAMUCA