Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Destaque Epagri Escola Ecologia premia duas escolas de São Bento

Quinta, 21 de novembro de 2019

 

 

A tarde desta quarta-feira foi marcada pela entrega do Destaque Epagri Escola Ecologia Marcia Mortari 2019 do Planalto Norte Catarinense.

 

O evento foi realizado no Centro de Treinamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri, de Canoinhas, e contou com as presenças do Gerente Regional da Epagri Daniel Uba, Coordenador Regional da Epagri Marcos Euclides Vieira, Gestora do Centro de Treinamento da Epagri Canoinhas Ana Luisa, prefeito de São Bento do Sul Magno Bollmann, e secretária de Educação de São Bento do Sul Rosemari Strack Cândido.

 

Segundo a gestora do Centro de Treinamento da Epagri Canoinhas Ana Luisa, "o Prêmio Epagri Escola Ecologia foi instituído no Estado no ano de 2006 para valorizar as iniciativas de educação ambiental rural visando a construção de sociedades sustentáveis em parceria com a sociedade civil, instituições públicas e privadas".

 

Para a edição deste ano, 13 projetos de escolas de 4 municípios do Planalto Norte Catarinense foram inscritos, e destes, o município com maior participação foi São Bento do Sul, com 5 projetos inscritos das escolas: EBM Emílio Engel, EBM Rodolfo Berti, EMEJA - Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos, EBM Professora Maria Ferreira Ziemann, e EBM Dalmir Pedro Cubas.

 

De todos os 13 projetos, três foram selecionados atendendo aos critérios estabelecidos pela Epagri como inovação, abrangência, criatividade, valorização da história e cultura local, e ações de cidadania.

 

Os três projetos selecionados e premiados na entrega do Destaque Epagri Escola Ecologia foram:

 

Destaque Ouro - Grupo Escolar Municipal Reinaldo Kruger, de Canoinhas, com o projeto: Bioponia: cultivando vida, fomentando ideias sustentáveis e conquistando qualidade.

 

Destaque Prata: EBM Professora Maria Ferreira Ziemann, de São Bento do Sul, com o projeto: Evolução das Máquinas Agrícolas.

 

E com Destaque Bronze, também de São Bento do Sul, a EMEJA, com o projeto: Projeto da Escola ao Mundo.

 

Durante o evento o Gerente Regional da Epagri Daniel Uba disse estar emocionado. "É uma aula hoje aqui. Sinto uma alegria muito grande ao ouvir as escolas apresentarem seus projetos. Sempre falo às pessoas que andamos na vida com uma mochila nas costas e a vamos preenchendo com conhecimento, e hoje vocês contribuíram muito para encher um pouco mais a minha mochila. Vocês estão todos de parabéns pelos ótimos trabalhos desenvolvidos", disse Uba, que ainda destacou o fato desta edição do Destaque Epagri Escola Ecologia contar com a participação de alunos crianças, jovens e adultos.

 

"Hoje tivemos uma lição de que o conhecimento está em todas as idades, desde crianças até adultos. Parabéns à vocês!", finalizou o gerente regional da Epagri.

 

A secretária de Educação Rosemari Strack Cândido também destacou a participação das escolas de São Bento do Sul e a alegria por poder prestigiar este momento em que dois projetos do município são destaques do Destaque Epagri Escola Ecologia.

"Para nós é um grande orgulho estarmos aqui acompanhando estas escolas, estes alunos e professores que se esforçaram, que buscaram parcerias com a comunidade, e que desenvolveram tão bem seus projetos", concluiu.

 

Já o prefeito Magno Bollmann disse estar orgulhoso e entusiasmado com os projetos apresentados. "Vocês hoje deram um aula para todos nós. Desejo que levem seus projetos avante, que prossigam com suas ideias e iniciativas, e que alcancem seus objetivos. Estão realmente todos de parabéns pelos ótimos trabalhos apresentados", disse o prefeito.

 

 

Projetos de São Bento

 

As duas escolas de São Bento do Sul que participaram da premiação do Destaque Epagri Escola Ecologia 2019 foram a EBM Professora Maria Ferreira Ziemann, com o projeto: Evolução das Máquinas Agrícolas, e a EMEJA com o Projeto da Escola ao Mundo.

 

De acordo com a diretora da EBM Professora Maria Ferreira Ziemann, Marcia Vieira Alves, "para nós o fato de participarmos deste projeto já foi um grande orgulho. Tudo o que foi pesquisado e apresentado gira em torno da realidade dos alunos, e por isso o projeto foi todo realizado com muita alegria", disse Marcia.

 

A professora Ela Marinês Knop destacou o empenho e participação dos alunos das salas multiseriadas da escola que envolveram alunos do 2º e 3º anos vespertinos e 4º e 5º anos matutinos, e também do professor de educação física, artes e inglês, Marciel Siqueira. "Todos dedicaram-se muito e por isso o projeto foi tão especial", disse.

 

Já para o diretor da EMEJA, Carlos José Fedalto, "a nossa proposta foi de viajar o mundo e realizar um intercâmbio com Angola, na África. Todos os alunos participaram com muita vontade, todos viajaram e mergulharam na realidade daquele povo, aprenderam com as dificuldades deles, e também ensinaram com sua experiência de vida. Foi um trabalho muito especial mesmo", destacou o diretor.

 

Para a professora Marilda Peyerl Corrêa Peres, "a experiência adquirida pelos alunos foi uma lição de vida. A perseverança daquele povo nos ensinou muito, como por exemplo a valorizar ainda mais o que nós temos", disse professora Marilda.

 

Neste projeto os alunos enviaram materiais para o povo da Angola, e receberam materiais de lá. Assim, através deste intercâmbio, o projeto foi desenvolvido ao longo de dois anos.

 

Para o próximo ano algumas mudanças serão realizadas na formulação do Destaque Epagri Escola Ecologia Marcia Mortari.

 

Segundo o gerente da Epagri Daniel Uba, uma reformulação será realizada e a próxima edição do Destaque Epagri Escola Ecologia ocorrerá daqui a dois anos, em 2021.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA