Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Como fugir de golpes na Black Friday?

Terça, 19 de novembro de 2019

Professora de Direito do Consumidor da Cesuca - Faculdade Inedi dá dicas de como os consumidores podem ficar atentos a pegadinhas na Black Friday e quais são os seus direitos

São Paulo – 18 de novembro de 2019 - Dia 29 de novembro é a Black Friday, data cada vez mais popular no Brasil e que se caracteriza pela queda nos preços de diversos produtos. Muitos esperam ansiosamente por esse momento o ano todo para poder adquirir o que sempre sonharam por preços mais baixos.

No entanto, a data pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça, já que muitos consumidores são enganados por descontos falsos, propaganda enganosa ou até produtos e lojas inexistentes. A professora de Direito do Consumidor da Cesuca, Mariana Azambuja, dá algumas dicas para evitar ao máximo cair nos truques da Black Friday.

  1. Acompanhe os preços e desconfie daqueles que forem muito baixos
    A Black Friday tem oportunidades imperdíveis, mas é muito importante que os consumidores foquem naquilo que realmente precisam e não saiam comprando desenfreadamente. “O ideal é acompanhar os preços do produto ou serviço que precisa em sites e lojas físicas alguns meses antes da Black Friday. Assim, fica mais fácil identificar se o valor estará mesmo reduzido”, conta a professora.
    Além disso, desconfie de preços muito baixos, pois eles certamente são golpe. Existem diversos comparadores de preços online que podem ajudar o consumidor a não cair nessa.
  1. Assegure-se de que a loja existe
    É muito importante investigar as lojas e garantir a sua existência antes de inserir seus dados e realizar a compra. Segundo a professora Mariana, o consumidor deve conferir se a empresa possui CNPJ, razão social, nome fantasia e endereço e telefone no Brasil. “É muito comum sites falsos apresentarem um endereço e telefone do exterior. As informações da empresa geralmente podem ser encontradas no rodapé do próprio site”, diz.
    Outra dica é somente realizar a compra em grandes redes ou lojas já conhecidas pelo consumidor, quando possível.
  1. Verifique a lista negra do Procon e sites de reclamação
    No site do Procon é possível encontrar uma lista negra com lojas que possuem muitas reclamações. É recomendado acessar o site alguns dias antes da Black Friday para verificar quais são as lojas na lista e evita-las ao máximo. Sites de reclamação como o Reclame Aqui também são boas opções para verificar a seriedade e reputação das empresas.
  1. Fique atento à segurança do site
    A maioria dos consumidores opta por realizar as compras da Black Friday online, mas muitos temem inserir seus dados bancários ou realizar pagamentos pela internet. A dica nesses casos é comprar apenas de sites seguros que têm um cadeado verde do lado da URL, à esquerda na barra de endereços do navegador. “Sites com o cadeado são mais seguros porque usam criptografia que pode ser decifrada apenas pelo receptor, dificultando o acesso externo e roubo de informações”, explica a professora Mariana.
    A forma de pagamento também deve ser levada em consideração. Prefira sites que possuem sistemas de pagamento confiáveis, como PagSeguro PagBank, e evite lojas que só aceitam boletos, pois esses são mais fáceis de fraudar.
  1. Guarde os comprovantes
    Se o consumidor for enganado, a melhor opção é procurar o SAC da empresa para tentar resolver o problema. Se nada for feito, ele pode e deve acionar os órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon e consumidor.gov.br.
    Para isso, é importante ter em mãos as provas, que asseguram seus direitos. “Prints e fotos de ofertas, histórico de conversa com o vendedor, comprovante de transação e nota fiscal devem ser coletados para servir de prova”, conclui a professora.

Sobre a Cesuca – Localizada em Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre, a Faculdade Inedi - Cesuca é uma das referências no ensino superior gaúcho pela sua excelência na qualidade acadêmica. Possui elevados índices de avaliação e está entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil. Oferece dezenas de cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão presenciais e a distância. A Instituição integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo e Centro Universitário FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul) e Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa – PB), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.cesuca.edu.br



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA