Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Lançamento da Região Turística Caminhos do Contestado é realizado em Mafra

Quinta, 14 de novembro de 2019

 

 

Na tarde da última terça-feira, dia 12, na sede da Amplanorte, foi realizado o lançamento oficial da Região Turística Caminhos do Contestado, reunindo gestores públicos e empresários dos municípios que a integram: Mafra, Itaiópolis, Porto União, Major Vieira, Canoinhas, Papanduva, Monte Castelo, Timbó Grande, Três Barras, Irineópolis, Bela Vista do Toldo, Matos Costa e Calmon. A região foi incluída no Mapa do Turismo Brasileiro (2019-2021) e quatro destes municípios foram validados como turísticos pelo Ministério do Turismo (Mafra, Itaiópolis, Major Vieira e Porto União).

 

No evento, a presidente da IGR Caminhos do Contestado, Viviane Bueno, explicou que a antiga configuração da região turística, conhecida como Vale do Contestado, incluía diversos municípios, separados por até 400 km de distância, o que dificultava a definição de projetos comuns. “Chegamos ao entendimento de que seria necessário reavaliar essa composição e então foi decidido criar a nova região”, explicou.

 

O vice-presidente de Turismo da Fecomércio-SC, Helio Dagnoni, salientou a importância da separação das regiões turísticas - Caminhos do Contestado e Vale dos Imigrantes -, destacando que isso vai representar uma expansão no turismo da região.

 

Em seguida, a presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur), Flavia Didomenico, se disse emocionada por finalmente participar do lançamento da Região Turística: “Eu sei da luta para que um momento como este acontecesse. A emoção vem também em função dessa recepção que tive aqui e da minha ligação com a região.” Flavia disse ainda que a divisão das regiões é extremamente favorável. “Eu tenho uma missão que é interiorizar o turismo no estado. Somos muito mais do que só sol e mar. Temos natureza exuberante, etnias, produção local de produtos diferenciados e um povo maravilhoso e acolhedor”, concluiu.

 

O evento contou ainda com a apresentação do case de sucesso “Caminhadas da Natureza”, pela coordenadora estadual do projeto, Elza Bauermeister Has de Souza. Ela mostrou o quanto as Caminhadas da Natureza contribuem para a expansão do turismo na região. Em seguida, o Dr. Luiz Carlos Weinschütz, coordenador do Cenpáleo da UnC, apresentou dados que demonstram o potencial para o turismo científico de Mafra e região. O convidado seguinte foi o monge João Maria, interpretado pelo professor Augustus, graduado em Artes Visuais pela UnC, que trouxe uma mensagem de valorização da nossa terra e da natureza.

 

 

A presidente da SANTUR concluiu o evento, oficializando o lançamento da região Turística Caminhos do Contestado, além de fazer uma explanação sobre o turismo de Santa Catarina e as potencialidades da região. 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA