Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Dra Salime recebe homenagem na Assembleia Legislativa

Sábado, 09 de novembro de 2019

Sessão solene homenageou a médica Salime Farah e demais profissionais que se destacaram no exercício da medicina em Santa Catarina

 

 
A Assembleia Legislativa  homenageou  na última quarta-feira (6) profissionais que se destacaram no exercício da medicina em Santa Catarina. O ato ocorreu durante  sessão especial  pelo  Dia do  Médico,  atendendo a requerimento do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB).


Durante a solenidade, além do Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina (Consemesc), 12 profissionais foram reverenciados  pelo relevante trabalho profissional e social que desenvolvem.


Clínica geral e obstetra em Porto União e em União da Vitória, a médica Salime Farah se formou em 1965 na Universidade Estadual do Paraná. Foi pioneira como anestesista e também em ultrassonografia. Ela trouxe o primeiro aparelho de ultrassonografia para o município.  Foi também umas das fundadoras da Casa de Saúde Maternidade Nazareth, em 1967.  Também exerceu os cargos de vice-prefeita e vereadora por três mandatos em Porto União.


“Fiz questão de homenagear médicos de todo estado, combinamos com as entidades que os protagonistas seriam profissionais de mérito reconhecido em suas carreiras, dedicados à ciência, aos pacientes e às suas comunidades”, informou Dr. Vicente Caropreso (PSDB), propositor da sessão especial.


Caropreso destacou os avanços nos diagnósticos, nos protocolos e as facilidades derivadas do tráfego de informações em tempo real.


“Não era assim há 40 anos, tínhamos de andar com os livros embaixo do braço. Será que tudo evoluiu? Como está o ensino, com a quantidade de escolas se multiplicando e com escassez de educação presencial? Como anda o relacionamento médico/paciente? E o paciente, será que está mais feliz hoje, ou preferia como era tratado em outras épocas?”, perguntou o representante de Jaraguá do Sul.


Caropreso também questionou a qualidade de vida das mulheres e homens que se dedicam à medicina e lamentou que no estado a expectativa média de vida de um médico homem não ultrapassa os 58,8 anos.


“Para todas essas preocupações deveria ter uma resposta, mas não tenho. Apesar da evolução, éramos muito mais respeitados que agora”, ponderou o parlamentar, que citou duas frases que moldaram sua carreira de neurologista. “Deixa que o doente te conta o que ele tem” e “o que você não quer para o teu filho, você não pode desejar para o filho de ninguém”.


Cyro Veiga Soncini, coordenador do Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina – Consemesc, e Alexandre Luiz Longo falaram em nome dos homenageados e agradeceram a iniciativa dos parlamentares.


“Quero parabenizar todos os colegas médicos catarinenses que se destacaram nas respectivas comunidades em que atuam. Parabéns ao deputado Caropreso por propor e preparar este evento. O Consemesc também está sendo reconhecido, ele não deixa de lado nem suplanta as outras entidades, é algo complementar”, explicou Soncini.


“Muito comovente esta homenagem que quero estender a todos os colegas. Vivemos um momento complicado, a medicina sofre muitas mudanças, mas temos de ter alegria de ser médicos, somos agentes transformadores da vida do paciente e da comunidade”, afirmou Alexandre.


Alexandre Longo lembrou do neurologista Norberto Luiz Cabral, de Joinville, que morreu recentemente vítima de um acidente automobilístico na Serra Dona Francisca, no Norte do estado.


“O Norberto era uma figura única, muito determinado, exigente, uma pessoa indignada com a situação social do país, que se posicionava como agente transformador, isso era contagiante. Publicou 39 trabalhos em revistas de alto impacto, só gostava de fazer coisas relevantes. A perda dele é irreparável para nossa comunidade, a Univille subiu 65 posições no Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF) graças a ele”, relatou Alexandre.


Prestigiaram a sessão especial o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM/SC), Marcelo Neves Linhares; o secretário de Saúde de Florianópolis, Carlos Alberto “Paraná” Justo e Silva; o presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ademar José de Oliveira Paes Junior; o presidente da Academia de Medicina, Jorge Saad Neto; o presidente do Sindicato dos Médicos da Região Sul Catarinense (Simersul), Licínio Argeu Alcântara, além de familiares, colegas e amigos dos homenageados.




Homenageados da noite


Consemesc  - Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina - Consemesc
Airton Luiz Weber Silva, pediatra em Jaraguá do Sul
Júlio César Gonçalves, psiquiatra em Florianópolis
Luiz Augusto Borba, gastroenterologista em Criciúma
Luiz Carlos Espíndola, endocrinologista em Florianópolis
Márcia Netto de Campos da Silva, endocrinologista em Florianópolis
Murillo Ronald Capella, cirurgião pediátrico em Florianópolis
Newton José Martins Mota, cardiologista em Blumenau
Paulo Norberto Discher de Sá, neurologista em Florianópolis
Norberto Luiz Cabral (in memoriam), neurologista em Joinville
Rita Mauricea Guazzelli Pezzali, ginecologista em Xanxerê
Salime Farah, obstetra e clínica geral em Porto União
Wilmar de Athayde Gerent, cirurgião geral em Florianópolis



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA