Fale conosco
            
Fale conosco
            
Edições do Jornal:
            


 
 
Indique para um amigo

Amunesc faz defesa dos municípios em julgamentos no TAT



Quarta, 06 de novembro de 2019 22:04

 

 

A Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) está participando dos julgamentos em segunda instância dos Valores Adicionados (VA) referentes à Declaração de Informações do ICMS e Movimento Econômico (Dimes). Os julgamentos são realizados no Tribunal Administrativo Tributário do Estado de Santa Catarina (TAT), da Secretaria de Estado da Fazenda, em Florianópolis, e vão até o dia 07 de novembro. O técnico tributário da Associação, Carlos Lima, faz a defesa oitiva dos municípios da Amunesc e acompanha os processos dos municípios de outras regiões.

O VA, também conhecido como Movimento Econômico, é o principal critério utilizado para a partilha do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) entre as cidades catarinenses. “Por lei, o Estado deve repassar 25% da arrecadação do ICMS para as prefeituras. Destes, 15% são divididos igualmente entre os municípios e 85% são distribuídos de acordo com o valor adicionado (ou movimento econômico) de cada cidade”, destaca Lima.

O Valor Adicionado serve de base para a elaboração do Índice de Participação dos Municípios (IPM), que determina quanto cada prefeitura receberá mensalmente do ano seguinte. No ano de 2019, a diferença do retorno do ICMS aos cofres dos municípios da Amunesc, a partir da realização do trabalho de fiscalização e auditoria, foi de aproximadamente 33 milhões e meio de reais.

Participam do julgamento todos os municípios do estado. A comissão que avalia os processos é composta por um representante da Secretaria de Estado da Fazenda, que preside a mesa, mais dois representantes dos municípios e dois representantes da Secretaria da Fazenda. O resultado será divulgado em aproximadamente dez dias, após a relatoria, a defesa e o voto dos julgadores.


Encontrou erro? Encontrou algum erro? Informe-nos, clique aqui.

Veja também:








Anuncie Aqui
AS MAIS LIDAS

  Nota Oficial sobre internação de menor
 
  Dia "D" de Controle do Aegypti
 
  Quartas de final do Municipal de Futsal 2ª Divisão
 
  Assumamos nossas responsabilidades como o servo bom e fiel
 
  Evento "Cidadão do Bem" é neste sábado
 

Classificados
Clique aqui e envie seu anúncio gratuitamente.

 
50903946 acesso(s) até o momento.

Inicial   |   Notícias   |   Classificados   |   Colunistas   |   Sobre nós   |   Contato

© Copyright 2019 Jornal Evolução
by SAMUCA