Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Dia 19 de outubro Dia D de vacinação

Rotary Club São Bento do Sul – Serra Alta realiza o Dia D, a ação acontece no CEU das Artes e na Praça João Roesler, das 9 às 13 horas

Quarta, 16 de outubro de 2019

  Clique para ampliar
 

Rotary prepara ação para divulgar campanha

O próximo dia 19 de outubro é o Dia D para a campanha de vacinação contra o sarampo. A campanha, lançada pelo Ministério da Saúde, tem foco em dois grupos. O primeiro vai de 7 a 25 de outubro e irá imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, com o dia D no dia 19. Já o segundo grupo, previsto para iniciar no dia 18 e novembro, será direcionado para adultos na faixa-etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia. A meta é vacinar 2,6 milhões crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos. Para isso, o Ministério da Saúde garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios.

Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. E para alertar à população sobre a necessidade da aplicação da vacina, o Rotary Club São Bento do Sul – Serra Alta realiza no dia 19 uma ação envolvendo diversas entidades e empresas locais. A ação acontece no CEU das Artes e na Praça João Roesler, das 9 às 13 horas.

Neste período haverá no local panfletagem alertando sobre os riscos da doença, além de uma programação voltada às crianças que comparecerem, com distribuição de pipoca, cedida pelo Cine Gracher, cachorro quente fornecido pela La Bella Pizza, brinquedos infláveis, música ao vivo, feira de adoção de filhotes, entre outros.

Além disso, a Fundação Cidadania estará no local falando sobre a importância da doação de sangue e cadastro de doadores de medula, as mulheres da Rede Feminina de Combate ao Câncer irão falar sobre a prevenção ao câncer de mama, e enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde irão esclarecer dúvidas acerca da vacinação.

Haverá ainda apresentação de capoeira, aulas de skate, e os bombeiros mirins irão realizar simulados de combate de incêndio e socorro às vítimas. Os bombeiros militares de Rio Negrinho trarão alguns animais peçonhentos, como cobras e aranhas e falarão sobre esse tema.

 

O Sarampo

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.  Os principais sintomas do sarampo são a febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, e mal-estar intenso.

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Em Santa Catarina também há surto da doença, e já houveram casos em Joinville e Barra Velha, municípios mais próximos de São Bento do Sul.

A enfermeira do Centro de Vigilância à Saúde Cristiane Jantsch Sestrem explicou que a vacinação contra o sarampo normalmente inicia a partir de 1 ano de idade, mas como o país vive um surto da doença, o Ministério da Saúde disponibilizou uma dose especial para crianças já a partir dos seis meses, dose esta chamada de dose "zero", isto porque a criança menor de 1 ano que tomar esta dose, deverá posteriormente tomar a dose um da vacina, a partir de 1 ano de idade, não isentando-se desta.

Esta campanha é direcionada somente para crianças de 6 meses de idade até os 4 anos que ainda não tenham recebido a sua dose da vacina. Por isso é fundamental que os pais verifiquem a carteirinha de vacinação de seu filho e dirija-se até a unidade de saúde de sua preferência para receber a dose, caso ainda não a tenha.

Para os adultos vale destacar que a vacina contra o sarampo ocorre em duas doses para quem tem até 29 anos, e uma dose para quem tem entre 30 e 49 anos. Acima de 49 anos para quem tem as doses não há a necessidade de nova aplicação. Para quem ainda não tomou as doses, ou não tem certeza, basta comparecer a uma unidade de saúde com a carteirinha de vacinação.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA