Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Setembro Dourado: diagnóstico precoce pode salvar 80% das vidas de crianças com câncer infanto-juven

INCA projeta mais de 12 mil novos casos da doença ao ano

Sábado, 14 de setembro de 2019

 

Clique para ampliar
 

 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer infanto-juvenil é a principal causa de morte por doença em crianças e adolescentes no Brasil. O órgão estima 12,5 mil novos casos para este ano. Ainda segundo o instituto, 80% das crianças acometidas com câncer podem ser curadas se diagnosticadas precocemente. Para reforçar a importância do diagnóstico precoce, o mês de setembro recebe a cor dourada a fim de conscientizar a população sobre a atenção à doença.

Para a diretora médica do Laboratório Santa Luzia, Annelise Wengerkievicz Lopes, é muito importante a observação da família sobre sinais físicos e comportamentais da criança e o acompanhamento regular do pediatra a fim de realizar a avaliação clínica e laboratorial de rotina. Após a consulta, se houver suspeita de leucemia, o primeiro exame solicitado geralmente é o hemograma. "Um exame de sangue pode sugerir a doença. Entretanto, em geral, é recomendada a confirmação diagnóstica pelo exame de medula óssea (mielograma) e, em alguns casos, a biópsia da medula óssea, na qual uma pequena amostra do osso da bacia é retirada para análise do patologista", explica.

O câncer infanto-juvenil pode proliferar células anormais pelo organismo, acometendo o sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação do corpo. Os tumores mais frequentes são as leucemias, os tumores do sistema nervoso central; os linfomas (sistema linfático); o neuroblastoma, tumor em células do sistema nervoso periférico, o tumor de Wilms, um tipo de câncer renal; o retinoblastoma, que afeta a retina e o fundo do olho; o tumor germinativo, em células que originam os ovários e os testículos; o osteossarcoma, tumor ósseo; e os sarcomas e tumores de partes moles (músculos e gordura).

Os sinais da doença geralmente podem ser confundidos com sintomas de doenças comuns na infância, por isso a visita ao médico é indispensável. Na leucemia, a criança apresenta imunidade baixa e está sujeita a infecções, com uma aparência pálida, sangramentos e dores ósseas. No retinoblastoma, os sinais são o embranquecimento da pupila quando exposta à luz, sensibilidade exagerada à iluminação e, ainda, estrabismo. Acomete geralmente crianças com menos de três anos. Já o tumor de Wilms e o neuroblastoma podem aumentar o volume do abdome. O osteossarcoma, por sua vez, se manifesta frequentemente em adolescentes, com a formação de massa e dor nos ossos. Por fim, o tumor do sistema nervoso central pode apresentar vômitos, dor de cabeça, alterações motora e comportamental e paralisia dos nervos.

O monitoramento e tratamento da doença são essenciais para garantir o bem-estar e a qualidade de vida do paciente. Cada criança ou adolescente deve receber o tratamento – quimioterapia, radioterapia ou cirurgia – em centros especializados. Porém, cada tumor tem um tratamento específico, de acordo com o indivíduo e o estágio de desenvolvimento da doença.

Sobre o Laboratório Santa Luzia

O Laboratório Santa Luzia, centro diagnóstico que integra a Dasa, atua na área de medicina diagnóstica e preventiva em Santa Catarina há mais de 40 anos. Referência entre os mais avançados laboratórios de patologia clínica do Brasil. Oferece mais de 1,6 mil exames, cerca de 20 tipos de vacinas e uma estrutura completa com mais de 30 unidades de atendimento (incluindo clínicas e hospitais) distribuídas pela Grande Florianópolis. Em 2017, a Dasa, maior empresa de medicina diagnóstica da América Latina, passou a fazer parte da sociedade do laboratório, junto com a família Zunino, que permanece à frente da empresa. Para mais informações acesse: sluzia.com.br.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA