Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Além da estética: perda de um dente pode provocar envelhecimento da face e perda óssea

Com a função de proteger o tecido periodontal, da gengiva e desempenhar a mastigação, a falta de um dente pode mudar a anatomia do queixo

Sábado, 14 de setembro de 2019

 

 

Assim como são importantes para um sorriso esteticamente bonito, os dentes também desempenham funções específicas na boca. Por isso, a perda de um dente pode provocar problemas bem maiores que a diminuição da autoestima.

De acordo com o dentista Eduardo Nakanishi, quando há ausência de um dente, seja por cáries, inflamações ou acidentes o paciente apresenta maiores riscos de desenvolver problemas funcionais. “Quando o problema ocorre no dentes posteriores, a mastigação pode ficar comprometida, o resultado é a sobrecarga do sistema digestório, levando a esofagite e refluxo, por exemplo”.

Além de problemas na mastigação, a falta de dente também compromete a estrutura óssea, que por não ter suporte, se desgasta com o passar do tempo. “A função do dente é a proteção do tecido periodontal e da gengiva. Com a ausência, a gengiva fica muito mais exposta e sujeita a lesões durante a escovação ou até mesmo na mastigação de alimentos mais duros”.

Esteticamente, a perda acentuada dos dentes pode trazer um aspecto envelhecido a face, pois a boca tende a ficar mais murcha e o queixo perde forma ideal. “Essa mudança de anatomia também compromete a fala, já que a boca funciona como uma ‘caixa de ressonância’ e os dentes auxiliam no processo de transmissão do som”, pontua Eduardo.

A boa notícia é que o problema tem solução. O mercado dentário oferece uma série de opções de reposição do dente perdido. “ O recomendado é uma confecção de próteses fixas ou implantes dentários. Em casos onde existe a perda óssea, enxertos ósseos ou até mesmo gengivais podem ser necessários”, esclarece.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA